Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

"Aliados querem vitória suave para Moscovo"


Sexta, 17 de Maio de 2024

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje acreditar que os seus aliados desejam uma vitória de Kiev que não implique grandes perdas para Moscovo.
“Penso que os aliados têm medo de que a Rússia perca esta guerra. Gostariam que a Ucrânia ganhasse sem que a Rússia perdesse, porque a sua derrota seria imprevisível para a geopolítica”, defendeu o presidente ucraniano num encontro com jornalistas em Kiev.
No entanto, Zelensky acredita que a situação atual não pode ser resolvida dessa forma e que, se a Ucrânia vencer, terá de o fazer de forma decisiva.
O líder ucraniano argumentou que tanto o seu país como os seus aliados devem trabalhar para alcançar uma série de condições que levem a uma solução para esta situação.
Zelensky também questionou a possibilidade de se chegar a um cessar-fogo pontual em consequência da celebração dos Jogos Olímpicos de Paris, alegando que Moscovo não aceitará essa possibilidade.
“Quem irá registar que durante o cessar-fogo as suas forças não se aproximarão de nós?”, perguntou Zelensky, que, no entanto, saúda outra das iniciativas do presidente francês, Emmanuel Macron, como o envio de instrutores para território ucraniano.
Zelensky também disse que o seu país fez todo o possível para acelerar as negociações de adesão à União Europeia (UE) a partir de junho, quando as eleições europeias terminarem.
“Acho que tudo acabará bem. Mesmo os parceiros de dança difíceis se tornaram já um pouco mais recetivos”, concluiu o presidente da Ucrânia.




Suplementos Temáticos