Última Hora
Pub

XVI Feira da Castanha e do Mel anima Quilho no fim de semana

Localidade do concelho de Mortágua vai promover, através da Associação de Desenvolvimento Social de Quilho, a 16.ª edição do certame

Está de volta mais uma edição, a XVI Feira da Castanha e do Mel, na localidade de Quilho, no concelho de Mortágua, nos próximos dias 26 e 27 de outubro, este ano com a novidade de debater em conferência o tema: "Como tratar o Castanheiro", uma cultura milenar e marcante em Portugal, que foi durante décadas o sustente de muitas famílias.

A organização da 16.ª edição está a cargo da Associação de Desenvolvimento Social de Quilho (ADESQ) no Parque das Merendas daquela aldeia do concelho de Mortágua.

As gentes da povoação de Quilho arregaçam as mangas e dão o melhor do seu esforço para viver dois intensos dias e deixar satisfeitos muitas centenas de pessoas que procuram a Feira da Castanha e do Mel, que envolve a população, visitantes e os que gostam de saborear os petiscos tradicionais desta localidade. Estão neste lote a sopa da matança, serrabulho, torresmos/ carne do alguidar, febras, feijoada, diversos petiscos e pratos confecionados com castanhas, pão de trigo, broa caseira, vinhos, água-pé e os doces (pastel de castanha, filhós com mel e bolo de cornos).

Cada vez mais estes eventos “acrescentam valor e amor à terra”, diz Mário Esteves, da organização, até porque a “Feira de Quilho é uma realidade, graças à dedicação da população” cujo objetivo é também dignificar e valorizar os produtos da terra e do seu trabalho", acrescentando ainda que Quilho "é uma terra pequena, mas com o coração do tamanho do mundo”.

A feira será inaugurada no próximo sábado, às 12h00, pelo presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal, acompanhado por outros autarcas e entidades.

Outubro 22, 2024 . 10:54

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right