Pub

Vento forte destrói macieiras e toneladas de maçãs em Armamar e Moimenta da Beira

O vento forte registado na madrugada de hoje destruiu macieiras e toneladas de maçã nos concelhos de Armamar e Moimenta da Beira, no distrito de Viseu

Seis produtores de Armamar e Moimenta da Beira relataram que “Foi durante a madrugada, entre as 06:00 e as 09:00, mais ou menos. O vento era tão forte que destruiu maçãs e macieiras. As maçãs tocadas não se conseguem vender. As macieiras, umas foram arrancadas pela raiz e outras partiram”.

Aníbal Soares disse ainda que, antes das 07:00, “dada a intensidade do vento”, foi com o pai ver como estavam os pomares em Armamar e “foi aflitivo ver as maçãs a ficarem todas destruídas e as macieiras a caírem umas por cima das outras”.

Já José Fonseca, do concelho de Armamar, contou que tem “72 hectares de produção de maçã e todos estão afetados”, enquanto que Marcelino Ferreira, com produção em Moimenta da Beira e “numa quinta nova, que tem agora quatro anos" afirma que o prejuízo é "de milhares de euros, porque as árvores estavam todas carregadas e caíram todas. "

João Gouveia, com produção em Armamar, adiantou ainda que as macieiras, “como estão embardadas, caem umas atrás das outras, o chamado efeito dominó, porque estão seguras pelos arames”.

 

À agência Lusa, todos os produtores disseram que têm seguro, “mas não vale de nada, porque não pagam nada comparado com o prejuízo” e “só sabem pedir fotografias, mas ainda não há peritos no terreno a ver” os prejuízos.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right