PAN alerta para ineficiência da rede pública de energia elétrica nos Açores
O porta-voz do PAN, Pessoas, Animais e Natureza nos Açores, Pedro Neves, alertou hoje para a ineficiência da rede pública de energia elétrica no arquipélago, apelando ao Governo Regional para investir no setor.
O alerta de Pedro Neves surge na sequência de um apelo da administração da empresa de eletricidade dos Açores (EDA) para que os consumidores da ilha de São Miguel racionalizem o consumo energético, antecipando a possibilidade de ocorrerem “constrangimentos temporários” no abastecimento de energia elétrica.
“As condições climatéricas desfavoráveis dos últimos dias, com altas temperaturas e elevada nebulosidade, têm potenciado o aumento da procura de energia elétrica”, indicou a EDA, apelando aos consumidores para um “consumo ainda mais responsável” da eletricidade, “reduzindo ao máximo a utilização de equipamentos de climatização não essenciais”.
Para o PAN, o apelo da EDA, que surge após o “verão mais quentes dos últimos 83 anos nos Açores”, é reflexo da “escassez de investimento público” na resiliência regional e na mitigação dos impactos das alterações climáticas.