Forte tempestade inunda centro e sul da Bósnia
Uma forte tempestade atingiu esta madrugada a Bósnia, provocando o desaparecimento de várias pessoas e a morte de pelo menos 14 pessoas.
O número de mortos foi avançado pelo porta-voz da administração local da cidade de Jablanica, no sul do país, Darko Jukan, tendo o ministro da Defesa, Zukan Helez, garantido à televisão regional N1 que os militares foram convocados para ajudar, até porque o número de vítimas continua a aumentar.
“Hora após hora estamos a receber notícias de novas vítimas. Estamos a enviar [para os locais atingidos] todos os que pudemos. A nossa prioridade é salvar as pessoas que estão vivas e soterradas nas casas onde houve deslizamentos de terras”, afirmou.
Os serviços de resgate do sul do país, sobretudo das regiões de Jablanica e Kiseljak, apelaram à ajuda de voluntários para procurar vítimas, numa altura em que várias casas estão sem eletricidade e sem rede de telemóvel.
O corpo de bombeiros de Jablanica acrescentou que a cidade está completamente inacessível já que as estradas e as linhas ferroviárias foram fechadas.
Fortes chuvas e ventos também foram registados na Croácia, onde várias estradas foram encerradas e a capital, Zagreb, está a ser preparada para o caso de o rio Sava transbordar.