Última Hora
Pavilétrica
Feira Dos Santos
Pub

Ateneu de Coimbra em risco após ordem para sair de edifício

A direção do Ateneu está a tentar encontrar possibilidades legais que assegurem a defesa dos interesses da instituição de solidariedade, ao mesmo tempo que procura encontrar soluções de espaço

O proprietário do edifício onde o Ateneu de Coimbra está desde 1942 notificou aquela instituição histórica da cidade para sair das instalações na Alta até fevereiro de 2025, mas a associação ainda não tem solução para resolver o problema.

A carta do proprietário, Albano Dias Ferreira, de julho, indica que as instalações deverão ser entregues “libertas de pessoas e de bens”, referiu.

Segundo o dirigente do Ateneu, a instituição já fez notar ao proprietário que “o período era curto”, ao mesmo tempo que se procuram “novas instalações” para continuar a sua atividade.

Já tivemos uma reunião com o presidente da Câmara de Coimbra, que acolheu as nossas preocupações e prontificou-se a encontrar uma solução”, aclarou, sublinhando que “não pode estar em causa o fim da atividade” do Ateneu.

Manuel Pires da Rocha referiu que a direção do Ateneu está a tentar encontrar possibilidades legais que assegurem a defesa dos interesses da instituição, ao mesmo tempo que procura encontrar outras soluções de espaço, mesmo que essas não passem por se manter na Alta.

“O Ateneu nasceu do contributo das pessoas que viviam naquela zona da cidade, mas, neste momento, tem uma expressão geográfica mais alargada. Gostaríamos de uma solução com alguma centralidade”, explicou.

Segundo o dirigente da instituição, o Ateneu “assegura uma dezena de postos de trabalho” e quer encontrar uma opção que mantenha os postos de trabalho e a sua atividade como instituição particular de solidariedade social.

O Ateneu, situado na Alta, junto ao largo da Sé Velha, é uma instituição ligada ao combate ao fascismo durante o Estado Novo e que, após o 25 de Abril, assumiu um papel central nas comemorações anuais da Revolução dos Cravos em Coimbra.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right