UE aprova apoio de emergência para 5 países afetados por desastres naturais
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje uma ajuda de emergência de 1.028,54 milhões de euros, no âmbito do Fundo de Solidariedade para cinco países, nomeadamente Itália, Eslovénia, Áustria, Grécia e França, devido aos desastres naturais ocorridos em 2023.
A estrutura que junta os 27 Estados-membros do bloco europeu, indica em comunicado:
“O Conselho acordou hoje em mobilizar o Fundo de Solidariedade da UE para prestar assistência à Itália, à Eslovénia, à Áustria, à Grécia e à França, relativamente a seis catástrofes naturais ocorridas em 2023”, sendo que “a assistência será proveniente do orçamento da União para 2024”.
O Fundo de Solidariedade da UE foi concebido para prestar assistência financeira em caso de catástrofe de grandes proporções num Estado-membro.
Hoje, também devido a fenómenos climáticos adversos excecionais ocorridos já na primavera e no início do verão deste ano, a Comissão Europeia propôs avançar com um apoio de cerca de 120 milhões de euros aos agricultores afetados na Bulgária, Alemanha, Estónia, Itália e Roménia.
A proposta será discutida com todos os Estados-membros antes de estes decidirem sobre a sua aprovação durante a reunião do Comité para a Organização Comum dos Mercados Agrícolas, no dia 7 de outubro.