
Associação de Canto a Vozes promove conferência em São Pedro do Sul
Após o reconhecimento do canto a 3 ou mais vozes de matriz rural como património imaterial nacional, a Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres está agora na caminhada para a candidatura à UNESCO. Assim, vão realizar-se encontros regionais, abertos a todos, entre autarquias, grupos e associações, para tornar público um desejo comum.
A estrutura é igual para todos: um conferencista convidado, autarquias e associação, havendo, no final, uma pequena apresentação de grupos locais.
Os encontros regionais têm o seu início em São Pedro do Sul, na próxima sexta-feira, pelas 17h00, no Cineteatro Jaime Gralheiro, com a presença também das autarquias de Vouzela, Oliveira de Frades e Sever do Vouga.
Isabel Silvestre, membro do Conselho Consultivo da Associação de Canto a Vozes - Fala de Mulheres, cantora e um ícone do canto a vozes, será a conferencista convidada.
Apresentar-se-ão, no final, os grupos sediados nos municípios presentes, havendo igualmente lugar a uma curta intervenção de cada autarquia.
Seguir-se-á, a 26 de abril, o encontro em Arouca, com a professora Rosário Pestana como conferencista e a presença das autarquias de Arouca, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, com a respetiva apresentação dos grupos locais.
Os seguintes decorrerão durante os meses de maio e junho em Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança e Oeiras.
Atualmente, integram a Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres 64 grupos de canto a vozes, do norte, centro e sul do país, mas também em França