Última Hora
Pub

O Dia do Município é também o Dia do Foral em São João da Pesqueira

Junho 21, 2024 . 16:05

O Dia do Município é também o Dia do Foral em São João da Pesqueira

O Dia do Município é caracterizado pelas marchas populares e procissão em honra de São João, assim como pelo Dia do Foral, concedido por D. Fernando Magno há mais de 900 anos.

E porque não recuar até 1055 para celebrar o Dia do Município de São João da Pesqueira? Além das tradicionais marchas populares e procissão em honra de São João, o concelho mais antigo de Portugal assinala também, na próxima segunda-feira (24 de junho), o Dia do Foral, concedido por D. Fernando Magno há cerca de 970 anos.

Às saias de folhos juntam-se agora os trajes medievais para celebrar “o nosso padroeiro que é São João”. “São 27 marchas, parte delas no sábado, as outras no domingo. No dia 24, que é o feriado municipal, vamos seguir aquilo que fazemos há alguns anos e aí passa pela eucarístia e pela procissão em honra de São João”, começou por nos dizer Manuel Cordeiro, presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, adiantando que, pela primeira vez “vamos celebrar aquele que é o foral mais antigo de Portugal”.

Disse-nos, em tom orgulhoso, que a Festa de S. João tem atraído cada vez mais visitantes, principalmente de concelhos vizinhos. Este ano, as marchas populares contam com a apresentação de João Manzarra e de Marcos Pinto, natural do concelho. “Vamos alterando todos os anos. Trazer um apresentador conhecido, como sempre fizemos, e bandas à noite com algum nome passa também por chamar pessoas fora do concelho”, referiu. “Entendemos que as Festas de São João deviam ser uma das principais festas do concelho por o nosso padroeiro ser o S. João” e, por isso, quando o atual executivo assumiu o comando do concelho, procurou dar-lhe “ uma nova roupagem, uma nova localização e um novo formato”. Já o Dia do Foral vai incluir um momento solene na Praça da República.

“Uma vez que o foral não indica a data específica, entendemos que se calhar o ideal seria associar ao feriado municipal. A partir deste ano, o Dia do Foral vai ser sempre celebrado no Dia do Município”, justificou. Festas à parte e em jeito de balanço, o autarca de São João da Pesqueira afirmou que, nos últimos anos, “tem sido feito muito e falta também fazer muito” pelo concelho.

“Para além de termos as melhores contas de sempre, fizemos também o maior investimento de sempre. Acho que investimos muito no que era necessário para São João da Pesqueira, desde acessibilidades, infraestruturas que não tínhamos como a Praça do Marquês, o Estádio Municipal que ainda não está pronto, a nova Loja do Cidadão, que também estamos a construir”, exemplificou, relembrando ainda “o apoio a que damos às freguesias. Até ao final do mandato, o foco está nas acessibilidades e na saúde. “Estamos a desenvolver um processo com os nossos médicos para transformar o nosso centro de saúde numa unidade de saúde familiar e julgo que vai acontecer brevemente”, referiu, adiantando que “temos o apoio dos nossos médicos para tentar cativar mais profissionais e já há interessados”.

Quanto às acessibilidades, “há muito tempo que andamos a insistir com a Infraestruturas de Portugal e com o Ministério das Infraestruturas” para a situação da Estrada Nacional 222.

Outro dos desafios do concelho é também a perda de população. “Infelizmente, o concelho perde população todos os dias, à semelhança dos outros concelhos do nosso do interior, e isso só se consegue combater com medidas do governo central que, infelizmente, nunca foram adotadas”, lamentou. Resta “agradecer a confiança que os munícipes têm depositado em nós e no nosso trabalho”, deixando também uma “mensagem de orgulho por comemorarmos mais um ano o dia do nosso concelho que, ainda por cima, é um concelho que, para além de ser o maior produtor de vinho do Porto, é o concelho mais antigo de Portugal.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right