
Nelas destaca na BTL os grandes eventos de promoção territorial
O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, revelou que o município irá apresentar-se na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa com o seu rico cardápio de eventos de promoção territorial.
“Vamos apostar muito na divulgação dos nossos grandes eventos de promoção territorial, como é o caso da nossa Feira do Vinho do Dão, que se realiza há 34 anos e é o certame mais antigo das feiras de vinho do país, a maior comemoração da cultura vinhateira da Região Demarcada do Dão e de Portugal, bem como a segunda edição da FICA - Feira Industrial, Comercial, Agrícola e Associativa de Nelas, que terá um upgrade muito grande em relação à primeira edição, o que é perfeitamente natural”,realçou o autarca nelense.
A vila de Nelas vai receber a 4.ª edição do Prémio Nacional do Enoturismo, na Quinta do Castelo, no dia 30 de maio, depois de a mesma ter sido realizada em Lisboa, no Alentejo e em Santarém, uma distinção que “assinala a devida importância que o enoturismo tem para o nosso concelho, porque se Nelas é o coração dos vinhos do Dão, é agora também o coração do enoturismo nacional”.
Além dos eventos, o autarquia irá aproveitar o momento e a presença de milhares de visitantes para fazer “uma grande apresentação”.
“Trata-se de um grande projeto que nós vamos executar, que é o Parque Fluvial das Caldas da Felgueira, que vai ter um percurso pedonal, com sensibilização ambiental também, e para o projeto grande que é a concretização de um anseio antigo deste território que é a primeira praia fluvial do concelho, a Praia Fluvial das Caldas da Felgueira”, explicou.
Joaquim Amaral adiantou igualmente que o município irá reforçar a aposta na promoção dos produtos turísticos e nos produtores do concelho.
“Vamos ter na BTL os nossos operadores, da gastronomia e hotelaria, representantes do turismo de natureza, do enoturismo, também eles responsáveis pela afirmação deste concelho como Coração do Dão”, enfatizou.
Questionado sobre a importância da presença na BTL para estimular e dinamizar a economia local, o autarca lamenta que o certame não tenha dias suficientes para o território evidenciar tudo aquilo que tem de melhor.
“É a oportunidade de mostrarmos uma vez mais o melhor que nós temos no concelho. Não temos é tempo suficiente para levarmos tudo o que temos de melhor. Precisaríamos dos dias todos e de todos os programas da BTL para levar tudo. São poucos dias para tanta oferta que nós temos em termos de promoção territorial. Este município é sobejamente conhecido não só na CIM mas a nível nacional por ter uma gastronomia ímpar, com uma capacidade hoteleira monumental, de grande qualidade e excelência, quer na restauração, quer na hotelaria, no alojamento local, mas também cada vez mais forte no que é o turismo patrimonial, de natureza e nos grandes eventos de promoção territorial que captam muitos turistas para o território. Há aqui um conjunto de articulação de várias ofertas que tentamos todos os anos diversificar de maneira a espelharmos essa excelência que temos no território mas não temos dias suficientes nem espaço para levarmos todos os operadores em todas as áreas que o território tem e que é reconhecida por todos.