
David vai hoje a enterrar em Sátão
Faleceu ontem nos Hospitais da Universidade de Coimbra Rafael Fonseca, de 22 anos, aluno da licenciatura de História da Faculdade de Letras, que se encontrava em estado crítico em consequência dos ferimentos sofridos no acidente que anteontem ao final da tarde, no IP3, na zona de Santa Comba Dão, causou também a morte a um colega da Universidade, David Cunha Rodrigues, igualmente de 22 anos, estudante da licenciatura de Geografia.
Os dois jovens, da mesma idade e ambos residentes no concelho de Sátão (Viseu), regressavam de Coimbra a casa quando o automóvel em que seguiam e um veículo pesado colidiram no IP3, próximo da zona industrial das Lameiras (Santa Comba Dão). David Rodrigues, que seguia no lugar do pendura, morreu nesse mesmo dia, e Rafael Fonseca foi transportado para o hospital de Coimbra em estado considerado crítico.
Ontem, ao fim da tarde, o Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras (NEFLUC/AAC) e a Associação Académica de Coimbra confirmaram que também Rafael Fonseca acabara de falecer nos HUC, decretando um dia de luto académico pela morte dos dois jovens universitários.
«É com profundo pesar e imensa tristeza que o Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (NEFLUC/AAC) recebe a notícia do falecimento dos nossos colegas David Rodrigues e Rafael Fonseca. A sua partida prematura deixa um vazio imensurável na nossa comunidade académica, e neste momento de luto, queremos expressar as nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de partilhar com eles momentos de aprendizagem, companheirismo e amizade. A perda de dois dos nossos é sentida por todos. A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra é mais do que um espaço de conhecimento, é um lar onde se criam laços que transcendem as salas de aula. Hoje, esse lar chora a ausência de dois dos seus, mas mantém viva a sua memória nos corações daqueles que os conheceram. Que o seu legado nos inspire a valorizar cada momento, cada amizade e a força da nossa união enquanto comunidade», lê-se numa nota de pesar assinada pelo NEFLUC/AAC e pela Associação Académica.
A AAC anunciou ter decretado luto académico para dia 12 de março, quarta-feira, convidando todos os estudantes «a unirem-se num momento de reflexão e solidariedade, às 10h45 em frente à Faculdade de Letras, envergando capa e batina, como forma de respeito e união». «Além disso, todas as atividades do NEFLUC/ AAC estarão suspensas durante esta semana», acrescenta a nota de pesar. David da Cunha Rodrigues, filho de Joaquim da Silva Rodrigues e Ana Paula e Sousa, era natural da freguesia de Sátão e residia na Travessa do Poço, naquela vila. O seu funeral está mar cado para hoje, às 16h00, da Igreja Paroquial de Sátão para o cemitério local.