Prémio Abel Manta de Pintura 2025 com candidaturas abertas
A Câmara de Gouveia anunciou que tem a decorrer até 4 de maio a fase de candidaturas ao Prémio Abel Manta de Pintura 2025 (11.ª edição).
Segundo aquele município do distrito da Guarda, o galardão, com caráter bienal, é promovido para homenagear o pintor nascido em Gouveia, em 1888, e falecido em Lisboa em 1982.
Destina-se também “a contribuir para a promoção de artistas plásticos” e para “a valorização das artes plásticas como elemento-chave da programação cultural” da Câmara de Gouveia, justifica a autarquia numa nota enviada à agência Lusa.
O prémio foi instituído em 2007, no 25.º aniversário da morte de Abel Manta, e nele podem participar artistas plásticos maiores de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal. As candidaturas podem ser apresentadas presencialmente ou por correio.
O júri será constituído por três elementos. A neta do pintor, a arquiteta Isabel Manta, preside e indicará um segundo, enquanto o terceiro será designado pela Câmara de Gouveia.
Caberá aos três jurados selecionar as obras que vão integrar a exposição final do Prémio Abel Manta de Pintura 2025, que corresponde à 11.ª edição, que incluirá a obra vencedora.
A pintura galardoada será conhecida a 2 de julho e o autor vai receber 10 mil euros, que serão entregues a 8 de agosto em sessão a realizar no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia.
No mesmo dia terá lugar a inauguração a exposição coletiva das obras selecionadas pelo júri desta 11.ª edição do prémio gouveense. A mostra ficará patente até 5 de outubro.
A autarquia lembra que a pintura galardoada será pertença do município e incorporada no acervo do Museu de Arte Moderna Abel Manta.