Última Hora
Pub

Carga movimentada pelo Porto de Setúbal sobe 3,7% para 6,5 milhões de toneladas em 2024

Dados disponibilizados pelo Porto de Setúbal dão conta que “o comércio com os portos da União Europeia também cresceu cerca de 5%"

O Porto de Setúbal movimentou um total de 6,5 milhões de toneladas de carga em 2024, mais 3,7% face a 2023, anunciou a administração portuária.

O Porto de Setúbal registou, em 2024, um crescimento sustentado em vários segmentos de atividade, com um total de 6,5 milhões de toneladas movimentadas (+3,7% face a 2023), consolidando o porto como um dos principais motores da economia portuária regional e nacional”, revela um comunicado.

Os terminais de serviço público movimentaram 4,7 milhões de toneladas, um aumento de 4,6% face a 2023 (…), com o Terminal de Granéis Líquidos a crescer 40,6% e o Terminal Portuário de Setúbal (TPS) a registar um aumento de 14,2%. Outros terminais também tiveram desempenhos positivos, como o Sadoport (+2,9%), o Terminal Coelho da Mota (Ro-Ro, +2,3%) e o Terminal Tersado (+1,8%)”, lê-se no comunicado.

O Porto de Setúbal destaca também o desempenho positivo dos terminais de uso privativo, que registaram um crescimento de 1,3% no total da carga movimentada.

De acordo com o comunicado, “o setor dos granéis líquidos destacou-se com um expressivo crescimento de 41,3%, principalmente devido aos produtos energéticos provenientes do Porto de Sines e ácidos movimentados no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) da SAPEC”, mas também houve um crescimento significativo nos granéis sólidos (+5%), na carga Ro-Ro (+2,4% em toneladas e +4,6% em unidades) e na carga contentorizada (+1,2% em toneladas)”, tendo o setor da carga geral fracionada registado uma diminuição (-2,7%), face ao ano passado.

Por outro lado, acrescenta o comunicado, “a cabotagem nacional (navegação entre portos marítimos sem perder a costa de vista) também se destacou em 2024, com um aumento de 10,8% nas entradas, sobretudo em líquidos energéticos para abastecimento a navios, e de 16,6% nas saídas, impulsionadas pelo transporte de cimento ensacado e a granel”.

O Porto de Setúbal sublinha ainda o “aumento da dimensão média dos navios em atividade comercial, que cresceu cerca de 8% em tonelagem de arqueação bruta (GT), acompanhado de um incremento de 5% na dimensão média de todos os navios que escalaram o porto”.

Para o presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Carlos Correia, citado no comunicado, “os resultados alcançados refletem o empenho e a competência de toda a equipa que contribui para a operacionalização deste porto estratégico”.

O aumento da dimensão média dos navios e a evolução positiva nos diversos segmentos de carga demonstram a confiança do mercado no Porto de Setúbal e na sua capacidade de resposta. Continuaremos a investir em infraestruturas, inovação e sustentabilidade para reforçar a nossa posição como um dos principais `hubs´ logísticos do país”, acrescenta o responsável da administração portuária de Setúbal.

Segundo dados disponibilizados pelo Porto de Setúbal, “o comércio com os portos da União Europeia também cresceu cerca de 5%, impulsionado pelo aumento de 9% no movimento de importações”.

De forma global, o comércio externo registou um incremento de 2,7%, com as importações a crescerem 8,2%, enquanto as exportações apresentaram uma ligeira redução de 3,1%”, lê-se no comunicado, no qual a administração portuária de Setúbal considera estes números como uma demonstração do “papel estratégico do porto de Setúbal na dinamização da economia regional e nacional”.

 

 

Fevereiro 1, 2025 . 15:05

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right