Última Hora
Pub

Guterres espera que Trump reconsidere decisão de retirar EUA da OMS

Poucas horas depois de ter tomado posse, Trump assinou uma ordem executiva para retirar os Estados Unidos da OMS

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse hoje que espera que o Presidente norte-americano, Donald Trump, reconsidere a sua decisão de retirar o seu país da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"(Guterres) espera envolver-se num diálogo construtivo para manter a parceria EUA-OMS para a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo", disse hoje Farhan Haq, um dos porta-vozes de Guterres, numa conferência de imprensa.

Poucas horas depois de ter tomado posse, na segunda-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e tal como fez durante o seu primeiro mandato (2017-2021), Trump assinou uma ordem executiva para retirar os Estados Unidos da OMS, considerando que o seu país contribui com muito mais recursos do que a China para esta organização.

"Eles (China) estavam a pagar 39 milhões de dólares (cerca de 37 milhões de euros). Nós estávamos a pagar 500 milhões de dólares (cerca de 490 milhões de euros). Pareceu-me um pouco injusto", argumentou Trump.

Haq informou que Guterres lamenta este anúncio, já que os Estados Unidos são um "membro fundador da OMS desde 1948 e estão envolvidos na formação e governação da OMS desde então".

"Juntos, a OMS e os EUA erradicaram a varíola e, juntamente com outros estados-membros, levaram a poliomielite à beira da erradicação", recordou o porta-voz do secretário-geral.

Trump assinou a saída da OMS em 2020, perante críticas à forma como a organização lidou com a pandemia de covid-19, mas a medida nunca se chegou a concretizar devido à chegada do democrata Joe Biden à Casa Branca, em janeiro de 2021.

Nas últimas horas, os responsáveis da OMS esclareceram que ainda será necessário "algum tempo" para que os EUA abandonem oficialmente a instituição, uma vez que os seus estatutos exigem que qualquer membro que deseje retirar-se "dê um aviso prévio de um ano e pague as suas obrigações financeiras correspondentes para o ano fiscal em curso".

 

 

Janeiro 21, 2025 . 19:23

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right