Salvador Sobral apresenta ‘Timbre’ na Casa da Cultura
A programação do primeiro quadrimestre de 2025 da Casa da Cultura de Santa Comba Dão foi recentemente apresentada. Os grandes destaques serão o concerto de Salvador Sobral, no dia 22 de março, e o espetáculo que resultará da sinergia entre a bailarina Leonor Keil e a Orquestra de Sopros do CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão, a 28 de fevereiro, ambos no Grande Auditório.
Joaquim Agostinho Marques, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, entende que a programação propiciará “encontros felizes com a cultura e a comunidade”, num formato “de viagem cultural de longo curso recheada de surpresas e novas descobertas”. Será, no seu entender, “uma programação para viver ao sabor das estações, com teatro, dança, música, humor e muito mais”.
O responsável realçou a importância do primeiro evento cultural do ano na Casa da Cultura, o espetáculo “Grandes Histórias Mundiais”, pela Camerata do Dão, apresentado no dia 10, por ocasião das comemorações do 150.º aniversário da Sociedade Filarmónica Fraternidade de São João de Areias.
O vereador da Cultura considera que o ponto alto da programação será o concerto de Salvador Sobral, que levará ao palco do Grande Auditório, no dia 22 de março, os sons e as palavras do seu mais recente trabalho discográfico, “Timbre”. O músico lançou o seu primeiro álbum a solo em 2016, “Excuse Me”, e em 2017 tornou-se o primeiro português a vencer o Festival da Eurovisão, com o tema “Amar Pelos Dois”. Atualmente, é um dos músicos nacionais de referência, fruto das várias digressões que tem realizado, em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Brasil, Alemanha, Lituânia, Polónia, entre outros países).
A 28 de fevereiro, será apresentado o espetáculo “Sopros de Dança”, uma coprodução entre a Casa da Cultura e o Novo Ciclo ACERT que une música e movimento num diálogo artístico único. Os protagonistas são a bailarina Leonor Keil e a Orquestra de Sopros do CMAD.
A 5 de março, o projeto PANOS – Palcos Novos Palavras Novas, do Teatro Nacional D. Maria II, que promove e valoriza o teatro juvenil em Portugal e as novas dramaturgias, estreia a peça “Tulpa”, um texto original de Mário Coelho. O projeto, “onde se lê, se faz e se apresenta teatro de e para jovens dos 12 aos 19 anos”, passa pela Casa da Cultura através dos alunos do curso de teatro musical do CMAD.
Em abril, três novas propostas culturais serão apresentadas. No dia 25, o quarteto francês Les DéSAXés leva ao palco um espetáculo que combina música, humor e performance teatral. Cada membro do grupo assume múltiplos papéis em palco, proporcionando uma experiência única que transcende a simples execução musical.
No dia 26, os Ecos do Futuro destacam jovens profissionais da região, resultado da Incubadora de Criatividade, com concertos, mentoria e workshops.
No dia 27, a Orquestra de Saxofones do Dão encerra a programação com um concerto que marcará o final da residência artística.
Destaque ainda para o Workshop Ensemble Promenade em vários espaços da região e o Open Call “Comunidade +”, uma plataforma que visa dinamizar o tecido cultural de Santa Comba Dão através da colaboração artística, promovendo o cruzamento disciplinar, a experimentação e a criação coletiva.