Sapadores florestais “são fundamentais para a preservação dos nossos territórios”
O Pavilhão Municipal de Tondela recebeu o encontro nacional comemorativo dos 25 anos do Programa de Sapadores Florestais, num evento promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio do município.
A iniciativa, que juntou mais de mil sapadores de todo o país, contou com a presença do primeiro-ministro, dos ministros da Agricultura e Ambiente, do secretário de Estado das Florestas, da presidente da Câmara de Tondela e dos vereadores no executivo municipal, de vários presidentes de junta do concelho, entre outros autarcas locais, elementos das forças de segurança e bombeiros e representantes de diversos organismos da administração pública central e local.
A abertura da sessão coube à presidente da autarquia tondelense, Carla Antunes Borges, que saudou a escolha do concelho para acolher o evento e a presença de um número tão elevado de sapadores e convidados. “Defendemos a existência das equipas de sapadores florestais. Elas são fundamentais para a preservação dos nossos territórios, para a defesa das nossas povoações, constituindo um elemento de apoio ao mundo rural com uma forte intervenção no tecido económico e social das nossas comunidades”, afirmou.
A autarca elogiou em particular o trabalho desenvolvido pelas três equipas de sapadores florestais existentes no concelho (das juntas de freguesia de Santiago de Besteiros e Parada de Gonta e da Associação de Freguesias da Serra do Caramulo), e da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e garantiu que a floresta e a proteção civil são prioritárias para o seu executivo, dando como exemplo a duplicação nos últimos anos da capacidade de intervenção das brigadas municipais no domínio da gestão de combustível nas redes primária e secundária.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: