Vila Chã de Sá impõe primeiro desaire ao líder da zona Sul
À medida que o campeonato vai avançando mais claro começa a ficar a competitividade na luta pelos primeiros lugares em cada zona. Em todas elas, só metade dos concorrentes parecem estar em condições de poderem vir a alcançar a fase de acesso ao título e à subida, sendo notório que mesmo nesses 50% parece que já concorrentes a pensar somente na disputa da Taça Distrital da 1.ª Divisão.
Na Zona Norte, ainda são cinco os clubes que lutam pela fase de acesso à subida, mas a luta está muito renhida e nenhum dos concorrentes parece destacar-se de forma nítida. Tarouquense, GD Parada e SC Lamego deixam a ideia de que poderão chegar ao fim da primeira fase nos lugares de acesso.
Já na Zona Centro o Grupo Desportivo de Campia (Vouzela) dá mostras de não ter concorrência à altura de o desalojarem da liderança. Ainda não perdeu e apenas cedeu dois empates. A Associação Desportiva de Sátão perdeu terreno ao ser derrotada precisamente pelo Campia, mas continua na sua perseguição do primeiro lugar, seguindo do Santacruzende e do Paivense.
Na Zona Sul, a 10.ª Jornada foi fatal para que o Sporting Clube de Vale de Açores deixasse de ser 'virgem' em termos de derrotas, embora se mantenha na liderança mas apenas com um ponto de avanço. O Vila Chã de Sá foi a primeira equipa a conseguir o feito, ao vencer no Campo Juíz de Fora (Vale de Açores) os leões do sul do distrito. Não só lhe aplicou a primeira derrota como ainda logrou 'violar' a baliza da equipa do concelho mortaguense.
Quem aproveitou para se aproximar da liderança foi o Clube Atlético de Molelos que venceu, em casa, o Grupo Desportivo da Vila de Silgueiros. Também o Besteiros FC beneficiou da derrota do líder porque ao ganhar em Vale de Madeiros ficou a dois pontos do primeiro lugar.
Com a vitória fora de portas, em casa do comandante, o Vila Chã de Sá ganhou alento e esperança de ainda poder chegar à fase de acesso para a discussão do título e da subida, embora a distância para os três primeiros seja ainda muito longa e quase inatingível.