Última Hora

Opinião

A importância das CIP em Rotary

Novembro 26, 2024 . 08:00
As Comissões Interpaíses (CIP) são formadas por companheiros Rotários que se unem de tal modo que juntam os dois distritos do país, o 1960 e o 1970. Exemplo é a equipa de coordenação nacional que apresenta a seguinte estrutura:

Coordenador: Companheiro Alberto Guerra, R. C. Oeiras, D.1960
Vice-Coordenador: Rui Carreto, R. C. Viseu, D.1970
Secretário: R. C. Tavira, D.1960
Comunicação e Imagem: R. C. Lusofonia em Ação D.1970
Assistente de Comunicação: Rotaract C. Tavira, D.1960
Assistente Coordenação: R. C. Oeiras, D.1960
Conselheiros:  Rotary Club de Vila Real,  D.1970
Rotary Club de Algés, D.1960

A 1 de julho de 2023 iniciou funções uma nova estrutura nacional para um mandato de três anos, a qual integro na qualidade de vice-coordenador nacional.

A maioria dos companheiros não se conheciam pessoalmente ou fisicamente, mas o espírito de serviço e o interesse pela internacionalidade de Rotary fez com que houvesse uma conexão nesta missão rotária. Assim, saliento o reconhecimento do bom trabalho realizado pelas Companheiras e pelos Companheiros envolvidos neste trabalho, nos últimos anos, cuja estratégia e sistema de funcionamento adotada foi a recolha de informação e a criação de uma base de dados.

As Comissões Interpaíses são os gínglimos que permitem aos rotários de diferentes clubes, de dois ou mais países, se conectarem na ação internacional de Rotary. As CIP’s promovem a acção rotária, por exemplo em projetos a realizar, conjugando e alinhando parceiros para cooperarem mais eficazmente, onde a panóplia de atividades orientadas pelas CIP’s reflete a acção dos rotários e dos seus respectivos clubes envolvidos.

As CIP’s são um meio de interligação entre diferentes culturas onde se respeitam as diferentes crenças base de cada país. A universalidade dos princípios rotários, como a tolerância e a justiça, deve ser transversal a toda a humanidade. Possibilitam participar neste espírito internacional de assistência real às variadas comunidades, sendo um dos meios para inverter a exclusão económica e manter os valores da humanidade nos mais altos padrões éticos e morais.

As áreas de enfoque de Rotary International são mais facilmente aplicadas com a participação efetiva das CIP’s, nomeadamente na saúde pública através da irradicação de doenças, no combate ao analfabetismo e na falta de formação, na falta de recursos económicos, mas, também, na promoção de plataformas de confiança para negócios, no acesso aos recursos hídricos e na sensibilização da manutenção do meio ambiente, assim como promove o agilizar do intercâmbio cultural. Funciona, ainda, como uma plataforma para instituições governamentais que partilhem benefícios mútuos, para projetos de serviço internacional.

As Comissões Interpaíses, com cariz de organização multifacetada, podem ajudar os clubes a ter êxito através dos Intercâmbios Rotários da Amizade, que promovem novas geminações, ampliando a efetividade dos projetos com o apoio de subsídios da Rotary Foundation.

Todos os clubes rotários na sua organização interna têm uma equipa responsável entre o clube e as CIP’s de forma a exponenciar a sua participação na internacionalização da sua acção para o mundo.

Existem clubes portugueses que têm geminações com outros clubes pelo mundo fora, onde têm sido ágeis na preparação de variadíssimas acções, quer em projectos ou subsídios, quer no desenvolvimento do quadro social ou outros, pautando-se sempre pelo espírito de interajuda.

Este artigo teve como finalidade dar a conhecer o conceito das CIP, promovendo o companheirismo entre rotários dos nossos distritos e dos distritos abrangidos pelas várias comissões.

Como objetivo final é de aumentar o número de Comissões Interpaíses para ampliar o impacto das ações rotárias pelo mundo. Se conseguirmos cumprir esta missão sentiremos algum regozijo.

Novembro 26, 2024 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right