
Festival dos Moinhos destaca património do concelho de Nelas
Os moinhos de Nelas vão ganhar uma nova vida, no fim de semana de 12 e 13 abril, até “porque há histórias que merecem ser (novamente) vividas”. Com o objetivo de promover e preservar o património molinológico do território, o Festival dos Moinhos de Portugal, projeto que integra os Municípios de Nelas, Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Vagos, vai passar pelo concelho, com um programa para “valorizar a história e tradição dos moinhos”.
Exposições, peças de teatro, ações de plantação de árvores, visitas ou caminhadas são algumas das sugestões do município para o festival. Com as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos em mente, a programação do festival arranca no dia 12, pelas 15h00, com a inauguração da exposição de fotografia “Olhar os Moinhos”, em Casa dos Senas, em Senhorim, pelos alunos do curso profissional de técnico de design de comunicação gráfica do Agrupamento de Escolas de Nelas, seguindo-se um momento musical com a Academia Municipal de Artes e, às 16h00, a apresentação de alguns resultados preliminares do “Projeto de Estudo e Salvaguarda da Molinologia de Nelas (PESMN), acompanhada pela exposição sobre fauna e flora do território do PEQC.
Ainda no mesmo dia, na aldeia dos Moinhos, o palco de cultura e arte recebe a peça teatral “D. Quixote e as peripécias do cavaleiro doido”, com a degustação de produtos regionais.