
Caramulo Magic Trail com 1.700 participantes
Mil e setecentos atletas participaram no último fim de semana (5 e 6 de abril) no 1º Caramulo Magic Trail, que coroou Rui Teixeira e Ana Oliveira como campeões nacionais de Trail Sprint.
A prova foi organizada pelo Município de Tondela, Junta de Freguesia de Guardão, União de Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho e Carlos Sá Nature Events.
No sábado decorreram o Campeonato Nacional de Trail Sprint, com 24 quilómetros, e o Campeonato Nacional Trail Jovem, com 13 quilómetros, competições com 800 inscritos. Rui Teixeira (AR Casaense / Escola de Atletismo de Coimbra) ganhou o trail, sagrando-se campeão nacional de sprint, com um tempo de 1h52m30s e uma vantagem de 3m57s sobre o segundo classificado Bruno Silva (Furfor) e de 5m22s diante do terceiro classificado Eugénio Medeiros (CD Vila Franca), atleta ainda sub-23.
Em femininos, venceu Ana Oliveira (Furfor Running Project) que cortou a meta em 2h25m1s, com uma vantagem de 2m41s face à segunda classificada e colega de equipa Inês Gomes. Na terceira posição ficou a veterana Patrícia Serafim (F40), do Clube Desportivo de Espite, que chegou 3m6s depois da vencedora.
Por equipas, a Furfor Running Project foi a mais forte, vencendo em masculinos com 32 pontos, seguido do EDV – Viana Trail e do AR Casaense / EA Coimbra, e em femininos com 11 pontos, à frente do Saca Trilhos Anadia e do Clube Desportivo de Espite.
Nos campeonatos de trail jovem, sagraram-se campeões Afonso Simões (Montes Saloios) e Victória Bento (Abutres), em sub-20, e Afonso Nóbrega (ACD Jardim da Serra) e Márcia Moreira (AD Mont Blue Team), em sub-18.
A serra do Caramulo recebeu também no sábado a primeira jornada da Taça de Portugal de Montanha, competição que integra mais três jornadas. Nesta primeira tirada foram mais fortes as equipas do Futebol Clube Penafiel (masculinos) e Escola de Atletismo da Trofa (femininos). A título individual triunfaram Marcelo Gonçalves (do Granja – Trutas do Mau), com um tempo de 59m36s e Deolinda Oliveira (EA Trofa), com 1h26m25s.
Já no domingo tiveram lugar um Trail Longo com 35 quilómetros, um Trail Sprint com 24 e um Mini Trail com 12 quilómetros, provas com 900 inscritos. Nos 35 kms ganharam Milly Brito (03h14m59s) e Karen Mendes (04h07m50s), nos 24 kms Manuel Silva (02h13m20s) e Paula Santos (02h43m49s) e nos 12 kms subiram ao lugar cimeiro do pódio Carlos Umbelino (01h05m52s) e Carina Rosa (01h21m46s).
Uma prova de referência
A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, fez um balanço muito positivo deste evento desportivo que vem ajudar a afirmar ainda mais o Caramulo como destino de excelência também para o desporto.
“O Caramulo e Tondela receberam-vos de braços abertos e seguramente para o ano cá estaremos novamente”, afirmou, convidando todos os atletas presentes a regressarem à montanha nos próximos tempos.
Já o vereador com o pelouro do desporto, Francisco Fonseca, enalteceu a união de esforços entre município, Junta de Freguesia do Guardão, União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho e o atleta Carlos Sá que permitiu “encher a serra do Caramulo” de corredores durante o fim de semana.
“Esta prova vai ser uma referência, os números deste ano já o disseram. Esperamos que esta elevada participação se repita ao longo dos próximos anos e que o Caramulo que já uma referência em tanta coisa possa também ser uma referência no trail nacional”, acrescentou.
Pelo mesmo diapasão afinou o presidente da Junta do Guardão, Ricardo Loureiro, que também espera que “o Caramulo Magic Trail seja uma referência em termos nacionais”. Por seu lado, o presidente União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, Paulo Dinis, agradeceu a todos os participantes por “acreditarem na serra”.