
Município e Diocese de Viseu desafiam comunidade a criar e divulgar tapetes de flores
“Tapetes de Flores: Tradição. Fé. Arte” é o nome do concurso/exposição que o Município de Viseu e a Diocese de Viseu estão a promover, em parceria, até ao mês de agosto. A iniciativa “resgata” para a praça pública aquela que é uma tradição secular – a da conceção dos tapetes de flores -, levada a cabo pelas freguesias do concelho, como ato simbólico de embelezamento das ruas para as festividades religiosas.
"É uma arte que envolve diferentes gerações e que merece o seu reconhecimento e valorização pelo empenho e criatividade com as quais a população trabalha estes tapetes, preparando antecipada e estrategicamente as composições figurativas e geométricas que ornamentam as ruas que conduzem a procissão à Capela ou Igreja local", relembra o município, em comunicado.
A par da valorização da tradição, da divulgação do património local e do incentivo ao envolvimento comunitário, a iniciativa tem também como objetivos criar novas propostas expositivas, favorecer a educação para o património, potenciar o intercâmbio de projetos com outras instituições e dinamizar o centro histórico e a catedral.
O concurso/exposição “Tapetes de Flores: Tradição. Fé. Arte” disponibiliza duas linhas de candidatura. A primeira é vocacionada para projetos a realizar nas freguesias e paróquias e destina-se à participação da comunidade das freguesias, através da apresentação a concurso dos tapetes de flores realizados ao longo do ano.
A segunda diz respeito a projetos a concretizar na Sé de Viseu e é vocacionada para todos aqueles que, individualmente ou em grupo, queiram executar um “quadro” de flores nos claustros da Catedral, em espaço delimitado a indicar posteriormente.
Para a Linha 1, as candidaturas decorrem até 13 de abril, sendo que os trabalhos finais podem ser enviados até 29 de agosto. Estes devem conter apresentações em suporte digital que ilustrem todo o processo de conceção, execução e a obra final, bem como uma memória descritiva. Já no caso da Linha 2, os interessados poderão inscrever-se até 16 de maio e deverão ser executados no dia 29, para exposição ao público entre os dias 30 de maio e 1 de junho.
As candidaturas deverão ser realizadas mediante o preenchimento de formulário próprio, disponível em www.cm-viseu.pt, a enviar para o email bensculturais@diocesedeviseu.pt.
Posteriormente, o júri fará a respetiva avaliação até 7 de setembro. O 1.º vencedor ganha um prémio de 1.000 euros e o 2.º lugar 500 euros, em cada uma das linhas.