
Apresentado filme da inauguração do Museu Aristides de Sousa Mendes
O filme, produzido pela empresa Lula Gigante, com realização de Priscilla Fontoura, retrata e recorda, num trabalho documental, as emoções relativas à inauguração do Museu Aristides de Sousa Mendes, ocorrida a 19 de julho de 2024.
Ao longo de 38 minutos, assiste-se a testemunhos emotivos da família Sousa Mendes, de descendentes e sobreviventes que receberam vistos de vida de Sousa Mendes, numa produção documental relativa à ansiada reabilitação e musealização da Casa do Passal e, cujo lançamento oficial aconteceu no dia 1 de abril, no auditório do Museu Aristides de Sousa Mendes.
Uma cerimónia singela, imbuída, porém, de um grandioso simbolismo, em que usaram da palavra o presidente do município, Paulo Catalino Ferraz, a realizadora Priscilla Fontoura, Luís Fidalgo, da Fundação Aristides de Sousa Mendes, e António Pedro Moncada e Gerald Mendes, netos do cônsul.
Unânimes na satisfação e orgulho de ver renascer como Museu a casa do cônsul, os intervenientes lembraram a luta travada para perpetuar o legado e a mensagem de esperança e humanidade deixada por Aristides de Sousa Mendes.
Paulo Catalino Ferraz sublinhou, ainda, o sucesso nacional e internacional do Museu que, desde a abertura oficial ao público, já registou mais de 27 mil visitantes, incluindo milhares de estudantes de todo o país e de todos os níveis de ensino.