Última Hora
Pub

“A qualidade dos serviços e dos produtos é o que nos distingue da concorrência”

Com sede em Granjinha, Moimenta da Beira, a empresa Matercarvalho, de materiais de construção e transportes, comemora o seu 13.º aniversário. Filial em Viseu está nos planos da gerência

A empresa de materiais de construção e transportes Matercarvalho completa hoje 13 anos de existência. O seu código de ativi­dade económica é agente do comércio por grosso de madei­ra e materiais de construção. O seu raio de ação no mercado abran­ge a importação, exporta­ção e comércio de material, nomeadamente telhas, peças, componentes, coberturas e telhados, equipamentos e máquinas de construção, pintura, madeiras, material de bricolage, equipamento sanitário e ladrilhos.
Sediada na rua da Mata, em Granjinha - Sever, no concelho de Moimenta da Beira, a empresa, um sociedade gerida por Fernando Carvalho, tem atualmente quatro funcionários. Em 2023, ocupava o 202.º lugar na lista das Mil Maiores Empresas do Distrito de Viseu, com um volume de negócios na ordem dos 6 milhões de euros.
Fernando Carvalho recordou ao Diário de Viseu que a sua experiência no setor teve início na empresa do seu pai, que também trabalhava com materiais de construção.
“O meu falecido pai já operava neste setor e eu trabalhava com ele, co­mo gerente da empresa. Quan­do ele faleceu, realizou-se uma assembleia geral dos sócios herdeiros e eu acabei por ser destituído da gerência. Decidi, então, avançar sozinho com uma nova empresa, a Matercarvalho, em sociedade com a minha esposa. Essa empresa, a que era do meu pai, até acabou por fechar por falta de clientes, porque eles passaram todos pa­ra a minha empresa”, referiu.
A sua experiência e o nome que já tinha no mercado permitiram-lhe singrar no merca­do, distinguindo-se da concorrência, apesar de estar “escondido” numa freguesia de Moimenta da Beira.
“Há muita gente a vender os produtos com a marca que eu vendo, mas a minha empresa tem uma qualidade que se distingue da concorrência, pelos prazos de entrega, uma qualidade de serviços associada às vendas, estamos sempre ao lado do cliente e disponíveis para o que for necessário no serviço pós-venda. É isso que às vezes marca a diferença, porque eu estou em Moimenta da Beira, afastado dos grandes centros, mas sou o terceiro maior cliente da Cimpor em Portugal, em termos de vendas”, enfatizou.
A Matercarvalho trabalha maioritariamente no distrito de Viseu, mas também se estende aos distritos de Vila Real, Guarda e Coimbra.
“Somos quatro funcionários na empresa, a estratégia também passa por aí. Sou eu e a minha esposa e temos dois funcionários, um no escritório e outro com um camião no exterior”, sustentou.
Revela que o seu segredo é “a honestidade, a qualidade dos produtos que vendemos e os serviços que prestamos ao cli­ente, respeitando sempre os prazos de entrega. Cada vez mais, em todos os ramos, tem de haver critérios e uma grande responsabilidade”.
Olhando para trás, entende que o balanço é positivo, apesar dos altos e baixos provocados pela pandemia e pela inflação de preços provocada pela guer­ra entre a Rússia e a Ucrânia.
Atualmente, apresenta uma carteira de clientes com duas centenas de nomes, algo que quer manter no futuro, porque para ter mais clientes precisaria de ter outra logística e mais funcionários.
“Sinceramente, não queria aumentar muito mais, quero conservar o que tenho, porque as coisas querem-se como o sal na comida, se aumentar o meu raio de ação para outras zonas vou ter que meter mais funcionários. E eu gosto de acompanhar tudo muito de perto, todo os processo, e depois já não conseguirei estar próximo de tudo. Se calhar, vou-me acomodar e vou ficar com o que tenho. Há sempre espaço para crescer mais qualquer coisa, mas não quero dar um passo maior do que a per­na”, explicou.
Em relação à faturação, afirmou que esta tem aumentado, adiantando que a meio do ano passado já tinha ultrapassado em 700 mil euros os valores do ano anterior.
Questionado sobre a concorrência, reconhece que ela é forte, mas faz a apologia da qualidade do serviço em detrimento dos preços praticados.
“Tenho de me distinguir dos outros, mas não pelo preço, não sou conhecido por ter preços baixos, sou conhecido por ter uma qualidade de serviço superior à dos outros. Estou disponível 24 horas por dia, nunca desligo o telemóvel Os clientes sabem que quando precisam de alguém que os desenrasque, eu entro imediatamente no terre­no, o que faz uma grande diferença. É melhor assim do que irmos pelo preço, porque não demonstra habilidade nenhu­ma a gente conquistar um cli­ente pelo preço, agora pela qualidade do serviço é completamente diferente e demonstra valor e empenho”, destacou.
Apesar de considerar que tem uma estrutura bem definida e oleada, com instalações praticamente novas, está a cogitar abrir uma filial em Viseu nos próximos dois anos.
“Essa filial permitia-me trabalhar com produtos com os quais não trabalho hoje. Os produtos que eu comercializo são cimen­to e telhas e em Viseu conseguia expandir o meu negócio para outros produtos. Mas é uma ideia que está em preparação”, concluiu Fernando Carvalho.

Abril 3, 2025 . 07:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right