Pub

“Este é o nosso compromisso para a excelência no ensino superior”

Sessão plenária da Universidade Europeia EUNICE reuniu presidentes e reitores de dez universidades, cujo tema central foi a inovação no ensino superior

Trocar e partilhar ideias é a “chave” para o desenvolvimento de qualquer instituição de ensino superior. Pelo menos, esta foi uma das conclusões da sessão plenária da Assembleia Geral da Universidade Europeia EUNICE, que decorreu ontem na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

A cerimónia contou com a presença dos reitores e presidentes das instituições pertencentes à EUNICE, do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, autarcas e comunidade académica.

Considerando que a assembleia é uma “oportunidade de colocar Viseu no panorama académico europeu”, o presidente do IPV, José Costa, referiu que “a presença de todas as instituições reflete a força do nosso compromisso em promover a excelência no ensino superior, na investigação e na inovação”, onde o caminho é a “colaboração e inclusão”.

E como “esta assembleia não é só uma reunião”, é também “uma oportunidade de trocar ideias e de reforçar a nossa dedicação que define o panorama académico europeu”, sublinhou, acrescentando que “a nossa aliança de dez instituições não é só uma rede de networking, é uma visão partilhada, um compromisso de trabalho conjunto além fronteiras”.

Além disso, frisou José Costa, “aos combinarmos a nossa experiências, recursos e objetivos, criamos uma academia que garante os princípios da democracia, diversidade e sustentabilidade”, preenchida por novas ideias, ligações reforçadas e um “compromisso com uma Europa inovadora”.

Também o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, afirmou que, face aos desafios que a Europa enfrenta, “o único caminho é reunir esforços neste tipo de alianças que são fundamentais para uma educação melhor”.

O governante sugeriu ainda que é preciso “quebrar um sistema fragmentado para um ensino superior mais competitivo e com melhores infraestruturas”. “Os valores que a União Europeia partilha são muito visíveis nas instituições de ensino superior como a liberdade para a investigação, que acabam por ser transmitidos para a comunidade académica que dita a inovação na nossa sociedade”, frisou.

Na sua intervenção, Fernando Alexandre garantiu o apoio do Governo para iniciativas que “conseguem contribuir para um sólido espaço de educação na União Europeia, mas também para diferentes inovações na área da investigação”.

Já o presidente do Município de Viseu, Fernando Ruas, destacou a importância da iniciativa para a criação de “uma indispensável rede de conhecimento”. “Queria agradecer por terem escolhido Viseu para fazerem esta assembleia geral que, tenho a certeza, será feita com o coração e muito produtiva”, assinalou, garantindo que “as portas da autarquia estão abertas para tudo o que for preciso”.

A Universidade Europeia EUNICE é uma aliança de universidades europeias que visa promover um ensino superior inovador e personalizado, baseado na cooperação entre instituições de dez países da Europa.

Abril 2, 2025 . 10:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right