
Unidade de Cuidados na Comunidade Viseense prepara congresso de saúde escolar
A equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Viseense, da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, está a preparar a primeira edição do Congresso de Saúde Escolar. O evento vai realizar-se nos dias 3 e 4 de julho, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu e terá o tema ‘Saúde e Educação…De Mãos dadas pelo futuro!’.
A enfermeira da UCC Viseense, Ana Santos, explicou ao nosso Jornal que o objetivo é oferecer um momento de partilha. “Nós já trabalhamos a área da saúde escolar há muitos anos. É uma área que às vezes é subvalorizada em detrimento de outras atividades na comunidade. A capacitação, a prevenção da doença e a promoção da saúde são áreas nas quais, apenas a longo prazo, podemos notar mudanças na comunidade, por isso, o investimento de recursos é mais difícil de obter”, sublinha. “A UCC Viseense tem trabalhado afincadamente a área da saúde escolar, porque nos parece uma área importantíssima na capacitação dos alunos, dos docentes, pessoas não docentes e pais e encarregados de educação, promovendo estilos de vida mais saudáveis. Parece um cliché, mas efetivamente é esse o nosso objetivo”, acrescenta.
Segundo Ana Santos, o congresso surge do facto da equipa se ter apercebido que existe ainda alguma dificuldade de articulação entre as escolas, o município e a saúde e, dentro da saúde, entre os cuidados primários e os cuidados hospitalares. “O que nós queremos com este congresso é promover um debate entre as várias entidades, permitindo estreitar laços e criar mais sinergias que permitam unir todas estas estruturas para o bem último que é a saúde da comunidade escolar”, refere.
Nesse sentido, foram convidados para a conferência o presidente da Câmara de Viseu, o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões e o enfermeiro diretor, o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, a coordenadora da Equipa Regional de Saúde Escolar, a coordenadora da Equipa Local de Saúde Escolar e o coordenador da Unidade. “Os oradores serão da autarquia, tanto da área da saúde como da área da educação, das equipas que operacionalizam o programa nacional de saúde escolar e que apresentarão os principais projetos que são desenvolvidos na comunidade escolar e que achamos que terão mais impacto. Temos também representantes das escolas, alguns encarregados de educação, que irão explicar o que, para eles, é importante”, explica.
Dar a conhecer o trabalho que é feito e estreitar relações, aprendendo com a experiência dos outros é o principal objetivo, paralelamente, e como incentivo à participação ativa da comunidade académica e profissional, todos os interessados estão convidados a partilhar os seus contributos para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e eficazes na promoção da saúde escolar, através da submissão de resumos de trabalhos científicos para apresentação durante o evento, até 31 de maio.
Programa nacional
Promover e proteger a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa, apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais, promover um ambiente escolar seguro e saudável, reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis e contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde são alguns dos objetivos do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE).
De acordo com o programa, “a escola, constituindo-se como um espaço seguro e saudável, facilita a adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente”.
Missão das UCC
A missão das UCC é “prestar cuidados de saúde de domínio biopsicossocial de âmbito domiciliário e comunitário, às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física/psíquica e funcional” e atuar “na literacia em saúde e na integração em redes de apoio à família, garantindo sempre a continuidade, a acessibilidade, a satisfação dos utentes, o rigor e a excelência na prestação de cuidados”.