
“Temos tudo para tornar uma mulher feliz”
A Companhia dos Mimos nasceu há 14 anos na avenida Alberto Sampaio e nunca mais parou de crescer. Nasceu com a venda de acessórios que funcionavam como complemento ao que os clientes já tinham. “Mas os clientes foram crescendo, foram tendo outra proximidade connosco e começámos a dar-lhe aquilo que eles nos pediam.
A roupa foi o boom”, explica Vanessa Lopes, adiantando que “hoje a cliente pode entrar sem expectativas e sair realizada e arranjada dos pés à cabeça”.
Vocacionada, hoje, muito mais para as vendas online, a loja de roupas e acessórios acaba de se mudar para a rua avenida D. Afonso Henriques, junto ao Palácio do Gelo. Em conversa com o Diário de Viseu, a jovem empresária explicou que a escolha tem a ver com o espaço que tem dois pisos permitindo uma melhor resposta aos clientes. Mas também pelo estacionamento que não existe na avenida Alberto Sampaio e que no novo espaço facilita o acesso aos clientes.
“Nós sempre lidámos com as vendas online mas numa pequena escala. Há cerca de um ano para cá as vendas online cresceram imenso, o número de seguidores aumentou imenso e atingimos um patamar que se tornou insustentável continuar no espaço que tínhamos que já se tinha transformado praticamente num armazém”, afirmou, garantindo que com esta mudança “se reforça o acompanhamento personalizado ao cliente”, uma das caraterísticas que diferencia a Companhia dos Mimos.
Ou seja, desde que o cliente chega este é tratado como se fosse o único. “Quando o cliente chega tentamos conhecer os seus gostos e qual a roupa que se lhe adapta”, explicou, adiantando que “isto acontece, quer na loja física, quer online”.
Com uma equipa de sete colaboradores, bastante jovem, a Companhia dos Mimos cresceu a servir uma faixa etária mais clássica “que sabe exatamente o que quer, que procura coisas diferenciadas, ao contrário do que acontece nas lojas franchisadas”. “Aqui, as pessoas compram e saem à rua sem o risco de encontrarem coisas iguais e até podemos alterar a peça escolhida de acordo com os pormenores que o cliente nos pede, por exemplo ao nível da cor, do formato da mangas, do comprimento”, explica.
Confessando-se vaidosa, a jovem empresária reconhece que “os acessórios são coisas que sempre a fizeram feliz” e adianta que “às vezes basta uma pequena peça para fazer toda a diferença no semblante e na forma de estar e viver o dia a dia”.
Reconhecendo que as tendências da moda não são uma preocupação, não deixando no entanto de as ter em atenção, Vanessa Lopes explica que “a Companhia dos Mimos trabalha quase sempre com as mesmas linhas, com os mesmos fornecedores e com clientes maiores de 40”.

Para este ano e porque a primavera aí está, a marca quer ser um bocadinho “mais ousada, com muitos padrões, com uma aposta em roupa 100% reciclável que se vem juntar ao algodão e ao linho”.
Quando perguntamos se é uma “boa cliente da Companhia dos Mimos”, Vanessa Lopes sorri: “Eu sou uma cliente quase exclusiva minha em todos os aspetos”, afirma. Mas a oferta não se fica por aqui. O casal – Vanessa Lopes e João Moura - tem também a Companhia Vintage - a Companhia da Pérola - que é um complemento à Companhia dos Mimos.
E se nesta se pode encontrar roupa, carteiras, sapatos e lenços, a grande novidade desta primavera – verão”, na Companhia da Pérola os miminhos são outros. Falamos de peças feitas em aço e com pedras naturais todas criadas por João Moura. Instalada no Palácio do Gelo, esta loja vai mudar-se dentro em breve para a antiga loja da Companhia dos Mimos na avenida Alberto Sampaio.
Um casal que se complementa na moda, tal como na vida?, quisemos saber. De novo um sorriso feliz: “Completamente. Na moda unimos roupas, acessórios e joias. E na vida temos os meus, os dele e os nossos, num total de quatro filhos, que são nossos há 15 anos”, responde.