Projetos rotários de água, saneamento e higiene
Água de qualidade, saneamento básico eficaz e higiene são indispensáveis para a preservação da saúde e relevantes para o desenvolvimento das populações, no entanto tal ainda não acontece em muitas regiões desfavorecidas. Pelo menos 4 biliões de pessoas não têm acesso a água potável e segura (dados de 2020).
A grave falta de água tem também impacto na igualdade de género, designadamente, porque mulheres e raparigas têm de se deslocar diariamente a fontes muito distantes para a recolher. Há décadas que Rotary International se tem empenhado em apoiar os habitantes de algumas destas regiões facilitando, essencialmente através de voluntariado e de projetos de financiamento, o acesso a água potável, designadamente, construindo instalações e disponibilizando recursos de higiene e formação.
Através de programas WASH a Rotary Foundation (RF), desde 2013, investiu em mais de 1.000 projetos relacionados com a água, saneamento e higiene em mais de 100 países, viabilizando sistemas de purificação de água, educação sobre boas práticas de higiene, gestão de resíduos e a construção de instalações sanitárias.
Com o apoio de subsídios da RF os rotários responsáveis por estes projetos trabalham com especialistas locais e com a comunidade para garantir que os projetos são adequados e produzem mudanças duradouras. No projeto lançado pelo Rotary Club de Elington no Canadá, que beneficia o Grande Vale do Rift, no Quênia, o parceiro local é o Rotary Club de Nakuru no Quênia. Como o projeto assenta na recolha de água da chuva os membros do clube do Quénia estão a fornecer materiais e a ensinar as famílias a construir suas próprias caixas de água de 10.000 litros. Cada família é responsável pela mão de obra e manutenção.
Com um investimento de US$50, uma família pode recolher água suficiente para sobreviver durante a época de seca. Este projeto já financiou a construção de mais de 3.000 caixas, levando água potável a cerca de 28.000 pessoas. Está também a ter impacto a nível do desenvolvimento económico e da igualdade de género, porque agora as mulheres e raparigas, devido à utilização das caixas de água, conseguiram reorganizar a suas tarefas. Aliás algumas dessas mulheres criaram pequenos negócios com recurso a microcrédito no âmbito de outros projetos rotários.
Como o impacto dos projetos rotários é ampliado com parcerias, salientamos a parceria com a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) para melhorar o acesso a serviços sustentáveis de água e saneamento a milhares de pessoas na República Dominicana, no Gana, nas Filipinas e no Uganda. Rotary Club de Viseu tem sensibilizado anualmente para a problemática da água, higiene e saneamento, tendo promovido algumas palestras e, em 2017, contribuído para um projeto internacional de construção de 100 poços no Senegal com o propósito de melhorar o acesso a água potável no centenário da Rotary Foundation.