
Reabilitação de edifício para habitação acessível arranca em Calde
A rua das Eiras, em Vilar do Monte, na freguesia de Calde, recebeu a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação de um edifício naquela rua, para habitação familiar, no âmbito da Estratégia Local de Habitação. O prazo de execução é de praticamente um ano e o investimento é de pouco mais de 236 mil euros.
A obra prevê a requalificação do prédio, em avanço estado de degradação, com vista à criação de duas habitações unifamiliares, com tipologias T1 e T4, para arrendamento a custos acessíveis.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, considera o investimento em habitação acessível uma “necessidade para todos os viseenses, em todas as freguesias do nosso concelho”.
Tal como o nosso Jornal já tinha noticiado, Viseu prevê criar, no âmbito daEstratégia Local de Habitação, através do programa ‘1.º Direito’ e com o cofinanciamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), 180 fogos habitacionais, para atribuição em regime de arrendamento habitacional apoiado, num investimento de 28 milhões de euros.