Obesidade: compreender para tratar
A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode atingir graus capazes de afetar a saúde. Mas como é que se quantifica esse excesso? Para essa mesma finalidade, utiliza-se o Índice de Massa Corporal (IMC), um indicador que calcula o peso ideal que uma determinada pessoa deve ter, relacionando o seu peso e a sua altura, através da fórmula IMC = pesa (em quilos) / altura2 (em centímetros). Considera-se obeso alguém que apresente um IMC superior a 30.
Quais as consequências desta doença?
Além de poder diminuir significativamente o tempo médio de vida (menos 5 anos, se apresentar um IMC entre 30 e 35, e 7 anos, com um IMC entre 35 e 40), a obesidade é precipitante de várias doenças como diabetes tipo 2, doença coronária, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, cancro da mama e do ovário, osteoartrose (coluna, anca e joelho), entre outras.
Existe uma relação linear entre o IMC e a mortalidade: indivíduos obesos têm probabilidade de morte súbita até 12 vezes maior do que a população geral. Segundo a OMS, morrem anualmente 2,8 milhões de pessoas no mundo devido à obesidade.
O tratamento passa principalmente pela reeducação alimentar, mudança de estilo de vida e controlo das suas complicações. Nos casos mais graves, pode ser necessário o recurso a procedimentos cirúrgicos como a cirurgia bariátrica, que tem um papel crucial e permite inverter o curso destas doenças aportando um substancial aumento na qualidade de vida.
Uma epidemia desta grandeza exige uma abordagem multidisciplinar, reunindo profissionais de várias especialidades, que trabalham em estreita colaboração, como Cirurgia Geral, Medicina Interna, Endocrinologia, Nutrição, Psicologia, entre outras, de forma a garantir um acompanhamento completo e personalizado.
Ser seguido por profissionais com especialização e diferenciação nesta patologia é um fator crucial no sucesso do tratamento, uma vez que irá permitir uma abordagem ajustada às reais necessidades de cada pessoa, e, assim, garantir estratégias mais eficazes e sustentáveis, fundamentais para alcançar resultados duradouros.
Se sofre de obesidade, ou excesso de peso, procure um especialista para avaliar a sua situação e o/a aconselhar sobre o tratamento mais adequado.