
Festa das Cavacas atraiu milhares de pessoas a Resende
As afamadas cavacas de Resende foram as grandes protagonistas do fim de semana, atraindo milhares de visitantes ao território duriense.
O primeiro dia do certame foi repleto de animação e tradição, evidenciando os usos e costumes locais nas largas dezenas de barraquinhas e postos de venda. Além das sempre muito procuradas cavacas, os stands exibiram outros produtos, como fumeiro, licores, vinhos, artesanato, compotas, pão, mel, azeite, acessórios de moda, bijuteria, mirtilos, entre outros. O presidente do município, Garcez Trindade, e a vereadora Maria José Dias percorreram os vários stands após a abertura.
O recinto do Largo da Feira foi animado, no sábado, pelo Grupo de Bombos da Associação Miomães em Movimento, pelos Pauliteiros de Sendim e as concertinas dos Irmãos Morais. À noite, houve mostra de folclore dos grupos e ranchos folclóricos do concelho, naquela que constituiu uma grande celebração da cultura popular local. Participaram na mostra os seguintes grupos: Rancho Folclórico e Etnográfico de Sta. Maria de Cárquere, Rancho Folclórico de Sta. Maria de Barrô, Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, Rancho Folclórico Danças e Cantares de S. Cipriano e Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade. O primeiro dia do certame terminou com o espetáculo do grupo musical AF.
Ontem, o recinto foi animado pelo Grupo de Bombos da Associação “Padre Antonino Pinto Duarte” , Grupo Musical “Estrelas da Primavera”, Grupo de Bombos “Bom’Mouros” da Irmandade S. Francisco Xavier e Classe de Conjunto de Concertinas da Academia de Música do município. Foi igualmente apresentado o espetáculo Musical “Filhas da Mãe”.