
100.º aniversário de Maria Natália Miranda assinalado em Nelas
Com o Mercado da Vila de Canas de Senhorim repleto de familiares, amigos, convidados e demais interessados, a cerimónia contemplou diversos momentos que refletiram a própria diversidade da obra de Maria Natália Miranda: música, declamação de poemas e depoimentos pessoais.
Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal de Nelas, enalteceu, na presença dos filhos e público, a importância do ato e o valor literário e cultural da obra, anunciando ainda que, este ano, o ELOS - Festival Literário de Nelas será dedicado a Maria Natália Miranda. Fizeram uso da palavra também Nuno Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, e Rui Fonte, moderador e representante da Fundação Lapa do Lobo.
Os filhos de Maria Natália Miranda prestaram depoimentos sobre a vida da sua mãe, partilhando memórias, saberes e estórias da escritora natural de Canas de Senhorim. Sucederam-se ainda outros depoimentos de grupos culturais, como o Grupo de Teatro Pais Miranda, e pessoas de Canas de Senhorim que privaram com a escritora, como Fernando Barata. De referir ainda declamação virtual de poesia por alunos da EB 2,3 Dr. Fortunato de Almeida, Agrupamento de Escolas de Nelas, que foi exibido durante a sessão.
A cerimónia contou também com o lançamento da exposição “Maria Natália Miranda: Vida e Obra”, a inaugurar no dia 10 de maio de 2025, com a leitura de poemas da poetisa pelas alunas da Universidade Sénior de Nelas e com a atuação do Canto e Encanto, que apresentou uma música inédita, escrita por Maria Natália Miranda.
A promoção da cultura continua a ser uma prioridade para o município, que aposta em programas diferenciados de grande qualidade e dirigidos a diferentes faixas etárias.