
“Visitas em Rede” chegam ao Museu da cidade de Lamego
O Museu de Lamego é a próxima paragem do programa “Visitas em Rede”, iniciado em outubro, com o objetivo de aproximar os profissionais de museus da Rede Portuguesa de Museus (RPM) de norte a sul do país.
Agendada para o dia 23 de abril, a visita será dedicada à exposição “Não visitem a sala colonial”, como pretexto para uma reflexão sobre a missão dos museus na atualidade e principais desafios.
A visita inicia-se pelas 10h00, com uma apresentação das equipas do Museu de Lamego e do projeto de mediação em torno da exposição “Não visitem a sala colonial”, resultante de uma parceria, envolvendo, além do museu anfitrião, a curadora, Catarina Simão, o serviço educativo do Museu do Douro e o projeto ping!, da Galeria Municipal do Porto.
Na parte da manhã, o programa prossegue com uma visita ao museu, numa altura em que este vive um momento particularmente desafiante da sua história com a reabilitação do edifício e da renovação de todo o programa de exposição das coleções, enquanto grande parte das galerias se encontra encerrada ao público, desde 2021. Após o périplo pelos espaços de acesso restrito, seguir-se-á a visita à exposição “Não visitem a sala colonial”, acompanhada pela curadora.
Na parte da tarde, as “Visitas em Rede” guardam um debate antecipado pelo visionamento da curta-metragem “Sala Colonial, o filme”, realizado por Catarina Simão, a que se seguirá uma mesa-redonda, moderada pela investigadora e museóloga Inês Fialho Brandão, com a participação de vários convidados como Amélia Polónia, Manuela Cantinho, Nyangala Zolho e Paulo Catrica, todos ligados à investigação, à expressão artística e ao ensino.