
Viseu entre os distritos com mais terrenos sinalizados para limpeza
A Guarda Nacional Republicana já sinalizou mais de sete mil terrenos em Portugal para limpeza no âmbito da campanha ‘Floresta Segura 2025’, uma iniciativa que visa a prevenção de incêndios florestais. Entre os distritos abrangidos, Viseu destaca-se com milhar de terrenos identificados para intervenção. A campanha teve início a 1 de fevereiro e decorre até 30 de novembro.
No período entre 16 de fevereiro e 30 de abril, as autoridades estão focadas na sinalização de terrenos que não cumprem as normas de limpeza florestal. Posteriormente, serão realizadas ações de fiscalização, cujo calendário depende ainda da publicação de um despacho conjunto dos membros do governo responsáveis pela pasta da proteção civil.
Viseu está entre os distritos com um número significativo de terrenos sinalizados, atrás de Leiria (1.878), Santarém (828), Coimbra (610), Castelo Branco (548) e Braga (532), mas à frente de outras regiões como Bragança (394) e Aveiro (344). Por outro lado, os distritos com menor número de ocorrências, até ao momento, são Évora (18), Portalegre (26) e Porto (124).
De acordo com a GNR, a importância da prevenção é reforçada pelos dados da edição de 2024 da campanha, na qual foram realizadas 7.237 ações de sensibilização, atingindo mais de 115 mil cidadãos. No ano passado, foram registadas mais de 10 mil sinalizações, tendo sido emitidos cerca de 2.200 autos de contraordenação por falta de gestão de combustível.
Até ao final da campanha, a GNR irá promover diversas ações de sensibilização e monitorização, além de atividades de fiscalização, vigilância e investigação de incêndios rurais. Estas medidas “são fundamentais para proteger as populações, os bens e o património florestal”, explica a força de segurança.
A campanha ‘Floresta Segura’ “reforça ações preventivas e repressivas, promovendo uma maior resiliência ao território face aos incêndios, garantindo a segurança das populações e sustentabilidade do património florestal nacional”, conclui a GNR.