
Jogos Desportivos de Viseu com mais cinco modalidades
Mais cinco novas modalidades em 29 dias de atividades, distribuídos por 20 instalações municipais. É esta a proposta da 3.ª edição dos Jogos Desportivos de Viseu 2.0 que vai decorrer de 25 de abril a 27 de julho e que, pelas palavras do vereador do desporto do Município de Viseu, promete ser cheia de “experiências positivas”.
A apresentação da iniciativa, que decorreu ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença do presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, do vereador do município, Pedro Ribeiro, do coordenador da comissão de ética dos jogos, Vítor Santos, do responsável da entidade coordenadora de modalidade, João Ferrari, e ainda do embaixador da edição deste ano, Francisco Neto, treinador da seleção feminina de futebol.
Aikido, basquetebol, xadrez, hipismo, futebol, natação ou laser run fazem parte das 31 modalidades que integram esta edição, onde a missão é a de “promover um formato de experimentação e um formato formativo para que as crianças experimentem várias modalidades”.
Além disso, “outras modalidades, já sendo mais de formação de equipas, podem e devem ser orientadas por escalões, onde o público alvo será entre os 5 e os 15 anos”, explicou o vereador.
Prontos para ocupar uma pausa letiva e uma pausa desportiva, os Jogos Desportivos pretendem tornar a comunidade viseense mais ativa, cujo calendário, que já preenche os fins de semana, também terá atividades em todas as manhãs do mês de julho.
Uma das grandes novidades é a possibilidade de inscrição de entidades parceiras como campos de férias, colégios, escolas, ATL’s ou juntas de freguesia. “Havendo estas atividades organizadas, estas entidades podem ter aqui uma componente mais ativa e que nós consideramos mais saudável para oferecer”, acrescentou Pedro Ribeiro, lembrando que “este é também um trabalho em rede com juntas de freguesia, com estruturas privadas, com clubes e associações”.
Já o novo embaixador dos Jogos Desportivos, Francisco Neto, relembrou “evento desportivo que tem marcado muitas gerações”. “A possibilidade de poder contactar com outras modalidades é a grande mais valia dos Jogos Desportivos e não tenho dúvidas de que muitos talentos foram encontrados neste evento”, assinalou, destacando a importância “de todos os jovens participarem nestas oportunidades”.
A encerrar a apresentação, o presidente da autarquia referiu o “objetivo de criar, no fim das aulas, um espaço onde os jovens pudessem ser ocupados, com vantagens para todos”, esperando que, um dia, “possamos também trocar competições com os nosso vizinhos, sempre num espírito saudável, e depois com Aveiro, Guarda e Salamanca”.
O autarca disse ainda que “este jogos têm todas as possibilidades com as várias modalidades”, onde o objetivo é claro: promover um espaço saudável para todos os viseenses.
As inscrições são gratuitas e, exclusivamente, através de uma plataforma disponível no site do município Viseu Ativo. Recorde-se que cada atleta apenas participar por uma coletividades e escalão na mesma modalidade.