
Incêndio simulado no Forum Viseu testou resposta a emergências
O Forum Viseu realizou ontem um simulacro de incêndio seguido de um exercício de evacuação, que contou com a participação de cerca de 30 operacionais, incluindo elementos dos Bombeiros Voluntários de Viseu, dos Bombeiros Sapadores de Viseu, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Municipal, da Cruz Vermelha Portuguesa e dos seguranças do espaço comercial. Como observadores, estiveram presentes representantes do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões e do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Durante o simulacro, todas as zonas do centro comercial, incluindo o parque de estacionamento, estiveram encerradas para garantir a segurança dos participantes e clientes. O principal objetivo do exercício foi testar e garantir o cumprimento dos procedimentos de emergência estabelecidos no Plano de Segurança Interno do espaço.
João Moura, do Serviço Municipal da Proteção Civil, destacou ao Diário de Viseu que "os simulacros assumem-se como uma articulação das medidas e condições de segurança dos edifícios, no que toca a medidas de preparação e de resposta a uma ocorrência".
Por sua vez, Rui Poceiro, adjunto dos Bombeiros Sapadores de Viseu, reforçou a importância destes exercícios “para treinar tanto as equipas locais quanto os nossos operacionais, simulando diferentes cenários que possam ocorrer no dia a dia”. Destacou ainda que o objetivo não é apenas verificar se tudo corre bem, mas sim identificar fragilidades e melhorar processos nos mais diversos espaços. "Planeamos os simulacros em estreita colaboração com os promotores para identificar áreas de maior risco e aprimorar os protocolos de resposta", afirmou.
No caso do Fórum Viseu, a simulação do incêndio na zona técnica do ginásio exigiu uma “evacuação alargada a todo o centro comercial”, o que representou um “grande desafio” devido à dimensão do espaço e à necessidade de criar um perímetro de segurança eficaz.