Última Hora
Pub

Seia promove caminhada noturna pelos Trilhos do Guarda de Canal

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica.

O Município de Seia promove, nos dias 12 e 16 de abril, a atividade "Trilhos do Guarda de Canal", uma caminhada noturna que proporciona uma oportunidade de contacto com a história e o funcionamento do sistema hidroelétrico da Serra da Estrela.

O percurso decorre entre a Barragem da Lagoa Comprida (Barragem Marques da Silva) e a câmara de carga da Central Hidroelétrica de Sabugueiro I, permitindo aos participantes conhecer de perto o trabalho do guarda de canal, uma figura essencial na produção de energia elétrica. Esta atividade insere-se no programa "À Descoberta do Turismo Industrial", que visa divulgar o património industrial do concelho.

Com um nível de dificuldade médio, a caminhada não apresenta desafios técnicos exigentes, mas requer calçado seguro e confortável, roupa de proteção térmica e uma lanterna, já que decorre em ambiente noturno. O transporte entre o Museu Natural da Eletricidade, ponto de partida da atividade, e o local do percurso está incluído.

A participação na iniciativa tem um custo de 10,00€, sendo necessária inscrição prévia até ao dia 7 de abril, no site visitseia.pt. As vagas são limitadas a 16 participantes, com idade mínima de 14 anos (acompanhados por um responsável).

Para mais informações e inscrições, os interessados podem contactar o Museu Natural da Eletricidade através do telefone 238 316 276.

Situado na Senhora do Desterro, em São Romão, o Museu Natural da Eletricidade apresenta a história da produção de energia na região, destacando o seu impacto no desenvolvimento local e nacional.

Março 25, 2025 . 11:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right