
Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere festejou 50.º aniversário
Como reconhecimento da Câmara Municipal de Resende pelos 50 anos de atividade do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, em prol da preservação e promoção da cultura e etnografia resendenses, Garcez Trindade entregou uma salva de prata à presidente da Direção, Ana Correia. No momento da sua intervenção, o autarca agradeceu o convite para estar presente nestas comemorações e reforçou a importância do rancho na valorização das tradições e identidade cultural de Resende.
De referir que ao longo de 50 anos, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere tem desempenhado um papel fundamental na recolha, preservação e divulgação das danças, cantares e trajes típicos da região, sendo que a sua atividade tem sido crucial para manter viva a memória e o património cultural do concelho, transmitindo às novas gerações a importância das nossas raízes e tradições locais.
Do programa constou a inauguração do espaço Dr. Brito de Matos, numa justa homenagem ao grande impulsionador e cofundador deste rancho que tanto tem valorizado a cultura e as tradições do concelho de Resende.
O Rancho Folclórico da Correlhã – Ponte de Lima animou a festa, proporcionando um espetáculo repleto de energia, alegria e tradição, sendo que as celebrações terminaram com um Porto d’ Honra e o corte do bolo de aniversário, num momento simbólico que marcou meio século de dedicação à cultura popular e à preservação da identidade do concelho.