Última Hora
Pub

Santa Comba Dão cria ‘zonas tampão’ para controlar fogos

Mosaicos de parcelas de gestão de combustível estão a ser instalados nas localidades de São Joaninho, Santa Comba Dão e Póvoa dos Mosqueiros

O Município de Santa Comba Dão está a instalar zonas tampão em algumas aldeias do concelho como forma de combate de incêndios rurais.
Segundo a autarquia, os mosaicos de parcelas de gestão de combustível (MPGC) estão a ser instalados nas localidades de São Joaninho, Santa Comba Dão e Póvoa dos Mosqueiros, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.
Recorda a câmara que os MPGC, criados em povoamentos florestais, com exceção de povoamentos ocupados com espécies de rápido crescimento, têm por finalidade criar áreas estratégicas, chamadas zonas tampão, cujo objetivo passa por minimizar a propagação, efeitos e dimensão dos incêndios rurais.
O projeto de investimento resulta de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 - Operação 8.1.3 “Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos” e “abrange 83,53 hectares de MPGC em território concelhio e contempla intervenções silvícolas como o controlo da vegetação espontânea e redução de densidades e desramação”, explica a câmara.

Março 20, 2025 . 07:05

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right