
Tabuaço quer fortalecer a identidade regional e promover produtores e gastronomia local
O Município de Tabuaço volta a marcar presença na maior feira de turismo do país, a Bolsa de Turismo de Lisboa, esta sexta-feira e no sábado, dias 14 e 15 de março, integrado no espaço da Comunidade Intermunicipal do Douro e em estreita colaboração com a Entidade do Turismo do Porto e Norte.
Na agenda do município, está garantida a habitual participação dos alunos do curso profissional de Restauração e Bar da Escola Abel Botelho de Tabuaço, que garantem, na sexta-feira, o apoio às várias apresentações previstas, nomeadamente showcookings com a presença de restaurantes locais, mostras de produtos locais e provas de degustação de vinhos e gastronomia da região. No sábado, e em promoção das empresas e projetos que recentemente se fixaram e apostaram no setor do turismo no concelho, o município apresenta, no balcão comum no espaço da CIM Douro, os projetos Douro Buggy Fox e RIJOMAX.
Para Carlos Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, a participação na BTL continua a ser “uma ferramenta eficaz para aumentar a notoriedade e a visibilidade dos produtos produzidos no nosso concelho”, assumindo-se como um espaço essencial para a divulgação e promoção das diversas potencialidades turísticas da região, “sejam elas patrimoniais, paisagísticas, culturais ou gastronómicas”. Além disso, o autarca considera que a participação no certame é de “grande relevância para o destino Tabuaço”, especialmente numa perspetiva estratégica para o turismo em territórios do interior, sublinhando a importância do evento como fator atrativo de um público nacional e internacional.
O presidente também destaca a significado da feira para o fortalecimento da identidade regional, visto ser uma plataforma que promove, além do turismo, “a valorização cultural e identitária”, oferecendo a oportunidade de divulgar festivais, festas populares, feiras tradicionais e outros eventos que desempenham “um papel crucial no desenvolvimento económico do concelho”. No caso de Tabuaço, a edilidade menciona a promoção de São João de Tabuaço, da Festa das Vindimas e de um evento de vinhos que está a ser planeado para promover os produtores locais e outras regiões vinícolas.
Carlos Carvalho finaliza, valorizando ainda que, além de ser um excelente canal para promover produtos ou destinos e fortalecer parcerias comerciais, a BTL é uma “oportunidade estratégica para expandir negócios e conquistar novos mercados”, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do turismo.