Última Hora
Pub

Parlamento aprova reforço de proteção a vítimas de violência doméstica

Projeto de lei é da autoria do partido Pessoas-Animais-Natureza

O parlamento aprovou hoje, com os votos contra do PSD, CDS e Iniciativa Liberal, um projeto de lei pelo alargamento das garantias de proteção e apoio às vítimas de violência doméstica, que segue para a Comissão de Assuntos Constitucionais.

O projeto de lei é da autoria do partido Pessoas-Animais-Natureza, que propõe a criação de um complemento ao abono de família, no valor de 25% do montante do abono, a garantia de acesso a vaga em creche ou pré-escolar para os filhos das vítimas de violência doméstica ou a prioridade no encaminhamento para equipamentos para pessoas idosas.

Propõe também que fique consagrado que as vítimas de violência doméstica podem dar entrada numa casa de abrigo com o animal de companhia.

Inclui igualmente a nomeação de um patrono em escalas de prevenção para as vítimas de violência doméstica e crianças com estatuto de vítima e o alargamento do direito das vítimas de violência doméstica a isenção de custas processuais aos processos judiciais.

O projeto de lei do PAN teve os votos contra do PSD, CDS e Iniciativa Liberal e os votos a favor dos restantes partidos, indo agora ser discutido na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Um outro projeto de lei do partido sobre a mesma matéria e que propunha a criação de uma pensão para as crianças e jovens órfãs em consequência de homicídio em contexto de violência doméstica acabou rejeitado com os votos contra do PSD e a abstenção do CDS, PS e Iniciativa Liberal.

Outro projeto de lei, da autoria do Livre, que propunha o alargamento do período de concessão e dos pressupostos de atribuição do subsídio de reestruturação familiar para vítimas de violência doméstica foi também rejeitado com os votos contra do Chega, PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal, assim como os projetos de lei do PS e do PCP, por mais medidas de proteção e apoio às vítimas de violência doméstica, rejeitados com os votos do PSD e CDS-PP.

Março 14, 2025 . 18:01

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right