
Nelas acolhe gala do Prémio Nacional do Enoturismo
A Quinta do Castelo, em Nelas, receberá no dia 30 de maio a quarta edição do Prémio Nacional do Enoturismo, que visa premiar os melhores projetos, empresas e profissionais que se destacaram no setor do enoturismo em 2024. As anteriores edições decorreram em Lisboa, no Alentejo e em Santarém, organizadas pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) com o apoio institucional da Instituto da Vinha e do Vinho, da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal e da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão.
A presidente da APENO, Maria João de Almeida, destacou que o objetivo é “dar a conhecer o potencial de todas as regiões nacionais, como é o caso de Nelas, no coração do Dão”, prometendo “uma festa imperdível e à altura de um setor que está a crescer cada vez mais”.
“Será na Quinta do Castelo, que se desenrolará a quarta edição do Prémio Nacional de Enoturismo, numa quinta com vista para o vale do Dão, onde os convidados terão oportunidade de provar a gastronomia local reinventada, onde os vinhos e os queijos são protagonistas, num concelho conhecido pelos seus vinhos de excelência, pelo seu forte compromisso com o turismo vitivinícola, terra de uma gastronomia sublime, harmonizada com vinhos muito elegantes, nascidos nos melhores terroirs”, asseverou.
Por sua vez, Joaquim Amaral, presidente do Município de Nelas, referiu que “é com o maior prazer que acolhemos no nosso município um prémio desta relevância para o enoturismo, um setor que tem conquistado uma preponderância absoluta na nossa região”.
O autarca salientou a realização no território, há 34 anos, do certame mais antigo das feiras de vinho do país, a Feira do Vinho do Dão, “a maior comemoração da cultura vinhateira da Região Demarcada do Dão e de Portugal”, uma prova cabal de como o território tem plena consciência das suas potencialidades no setor do enoturismo.
Destacou igualmente o facto de o concelho acolher o CEVD - Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, “a maior instituição de investigação, pesquisa e transmissão de conhecimento a todos os produtores e enólogos do Dão”.
“Este ano, juntamos à Feira o Prémio Nacional do Enoturismo, assinalando assim a devida importância que o enoturismo tem para o nosso concelho. Se Nelas é o coração dos vinhos do Dão, é agora também o coração do enoturismo nacional”, concluiu o autarca.
O Prémio Nacional do Enoturismo distinguirá negócios e projetos nacionais que se distinguiram como casos de sucesso, enquadrados nas seguintes quinze categorias: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chef de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa Turística; Melhor Projecto Inclusivo; Melhor Projecto Sustentável; Melhor Loja; Melhor Arte e Cultura; Melhor Inovação e Cultura; Melhor Hospitalidade e Melhor Enoturismo Urbano.