
Museu Aristides de Sousa Mendes soma recordes em visitas
O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, já foi visitado por 26 mil pessoas desde que foi inaugurado em julho de 2024. Um número que cresce a cada dia que passa com o presidente da autarquia de Carregal do Sal a sublinhar que “ainda na terça-feira se bateram novos recordes com a visita de 750 pessoas ao museu”.
“São à volta de 26 mil pessoas que em pouco mais de meio ano a visitar o museu, e portanto nós vamos continuar a promover o Museu Aristides Sousa Mendes em todas as situações”, afirmou Paulo Catalino Ferraz apresentando o exemplo da Bolsa de turismo de Lisboa (BTL) que abre as portas no próximo dia 12 deste mês e onde o museu vai estar no centro das atenções.
Entretanto, hoje, é inaugurado, pelas 11h00, o monumento à memória do gesto humanitário do cônsul Aristides de Sousa Mendes, na rotunda sul de Cabanas de Viriato, numa cerimónia presidida pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno. Uma cerimónia para a qul está convidada toda a população do concelho. Meia hora depois o Museu Arisitides de Sousa Mendes recebe as visitas do Grão-Duque Henri do Luxemburgo, acompanhado pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia restrita.
Recorde-se que o Museu Aristides de Sousa Mendes é um espaço de homenagem, memórias e reconhecimento a Aristides de Sousa Mendes que salvou, da morte, milhares de pessoas enquanto cônsul de Portugal e dos valores que defendeu e pôs em prática.