
Feira do Fumeiro do Demo dinamiza economia de Touro
O Parque Urbano de Touro será, mais uma vez, palco da Feira do Fumeiro do Demo, um dos eventos que mais visitantes atrai a Vila Nova de Paiva ao longo do ano. Amanhã e domingo, o programa é bastante entusiasmante para quem aprecia o fumeiro da região, animação musical e as tradições locais em termos de artesanato, produtos endógenos e gastronomia.
Desta forma, na “capital do fumeiro do distrito de Viseu”, como foi rotulada pelo presidente da Junta de Freguesia de Touro, Mário Morgado, o programa começa amanhã, pelas 11h00, com a arruada pela Fanfarra Tourennse. Segue-se a apresentação do livro “Agricultura sem papas na língua”, da autoria de José Martino.
Durante a tarde, os visitantes da feira podem assistir às atuações musicais da Fanfarra Tourense, Grupo de Cantares da Cerdeira, Raquel & Rodrigo e dos Marotos da Concertina. A noite do primeiro dia do certame contará com os concertos da fadista Sílvia Mitev e do grupo musical Insert Coin. A animação musical itinerante está a cargo dos Malamados.
No domingo, a arruada ficará a cargo do grupo Contr’ó Bombo, às 10h30. A sessão solene decorrerá meia hora depois, a que se seguirá uma prova de fumeiro e a visita aos expositores pelas entidades presentes.
A tarde terá início com a atuação da Escola de Samba da Associação Unidos de Vila Cova à Coelheira, que voltou ao ativo recentemente, tendo atuado no início deste mês no Carnaval de Vila Cova à Coelheira oito anos depois do último desfile. O evento foi promovido pela Associação Unidos de Vila Brasil, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e do Município de Vila Nova de Paiva.
Pelas 16h00, o palco principal da feira receberá atuações de cantares ao desafio, que contará com as participações de Naty Vieira, Américo Silva, Liliana Oliveira e Borguinha de Braga.
O programa será fechado com chave de ouro após a atuações de Cláudia Martins e os Minhotos Marotos, com início agendado para as 18h00.
No Parque Urbano de Touro, os visitantes terão ainda à sua disposição uma área de restauração, barraquinhas de artesanato e produtos locais, tasquinhas e animação itenerante.