
CIM Viseu Dão Lafões leva operadores turísticos dos 14 municípios à BTL
Os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões estarão em evidência na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza de 12 a 16 deste mês na FIL. Sob o mote “Viseu Dão Lafões, Apaixone-se”, o stand da CIM colocará em destaque as potencialidades do território como destino turístico de excelência. A novidade deste ano será a presença de operadores turísticos de cada um dos municípios, dentro de uma estratégia que visa atrair ainda mais visitantes à região, através de uma programação diversificada e experiências imersivas.
Os moldes da participação da CIM na BTL foram ontem apresentados na Adega Caminhos Cruzados, em Nelas, numa sessão que contou com as intervenções de Fernando Ruas, presidente da CIM, Nuno Martinho, secretário executivo da CIM, Joaquim Amaral, presidente do Município de Nelas, e do chef estrela Michelin do restaurante Mesa de Lemos, Diogo Rocha.
“A grande novidade deste ano é a presença dos operadores turísticos, do alojamento, restauração e enoturismo, dos 14 municípios. A BTL é por excelência uma feira de negócios, para os operadores económicos terem o seu espaço, principalmente durante os primeiros três dias da feira, dedicados aos profissionais, e esta decisão foi fruto da maturidade do trabalho de promoção turística realizado junto dos operadores”, referiu Nuno Martinho.
O secretário executivo adiantou que estarão cerca de duas dezenas de operadores na BTL, explicando que lhes foi lançado esse desafio “através de um processo transparente, porque teríamos de dar oportunidade a todos, após a sinalização efetuada pelos municípios”. Revelou que com a listagem dos municípios foi posteriormente feito um convite aos operadores para efetuarem a inscrição, porque “teria de haver critérios de equidade no ponto de vista geográfico, para termos a cobertura de todos os municípios”.
Uma constelação de produtos
O responsável enfatizou que “a presença da CIM será marcada pelos nossos principais atributos e aquilo que temos vindo a trabalhar ao longo dos anos, que são os produtos turísticos de base intermunicipal”. Elencou produtos turísticos ao nível do turismo de natureza (ecopistas do Dão e Vouga), a gastronomia, os vinhos, o enoturismo, a saúde, o bem-estar e o termalismo, “um setor onde a nossa região vale 50% do país”, e ainda a cultura, património e os eventos com escala para atrair públicos de todo o país, como a Feira de São Mateus, o Caramulo Motorfestival e a Feira dos Santos, entre outros. “Será uma constelação de produtos turísticos que vamos apresentar na BTL. Estamos empenhados em promover um turismo sustentável, autêntico e de qualidade, reforçando a nossa identidade e captando cada vez mais visitantes”, asseverou.
Para Nuno Martinho, “a região deu um salto qualitativo muito grande nos últimos anos na qualificação da sua oferta turística ao nível do alojamento e da restauração, temos um chef Michelin e muitos outros que estão a ter muito reconhecimento, assim como restaurantes, e vamos apresentar aquilo que a região tem de melhor”, salientou.
Cinco eixos de ativação
O stand da CIM Viseu Dão Lafões ficará localizado no Pavilhão 2, Stand 2C42, apresentando cinco eixos de ativação: natureza e turismo ativo; património histórico e cultural; saúde e bem-estar; gastronomia e vinhos; e cultura e eventos.
Contará com receção, zonas de apresentações e de tertúlias gastronómicas, zona sensorial de espaço imersivo e espaço reservado aos operadores turísticos do território.
Entre as atividades programadas estão sorteios diários de prémios, a Happy Hour dos Municípios, em que estes oferecem brindes e experiências aos visitantes, o guia de oferta turística Viseu Dão Lafões, o guia de restaurantes e a apresentação do novo vídeo promocional, que revela os principais atrativos turísticos da região. Na noite do primeiro dia da BTL, após o encerramento da feira, a CIM organizará um evento exclusivo na Torre Vasco da Gama, onde será apresentado o vídeo da campanha promocional da região.
Programa dos cinco dias
Com inauguração agendada para as 15h30 do dia 12, o primeiro dia do certame incluirá a promoção de eventos e da oferta turística de Viseu e de Nelas.
O segundo dia terá como protagonistas os municípios de São Pedro do Sul, Vouzela, Castro Daire e Tondela, que promoverão diversas degustações da sua gastronomia.
Debaixo dos holofotes no terceiro dia da BTL estarão os produtos turísticos dos municípios de Penalva do Castelo, Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva e Oliveira de Frades.
No quarto dia da feira, será a vez dos concelhos de Santa Comba Dão, Mangualde, Carregal do Sal e Sátão evidenciarem as suas potencialidades, bem como as sempre apreciadas e aguardadas degustações