
Mortágua cria habitação a custos controlados em Vale de Açores
A Câmara de Mortágua quer construir 24 lotes de habitação a custos controlados na localidade de Vale de Açores, num investimento de 2,3 milhões de euros.
O município elaborou um estudo prévio para a construção de 24 moradias unifamiliares, ao abrigo do Programa de Habitação a Custos Controlados. A operação urbanística ocupa uma área total de 11.825 metros quadrados, sendo a área dos lotes de 7.866,81 metros quadrados e a área bruta de construção de 2.109,54 metros quadrados.
“O projeto prevê a criação de 24 lotes para habitação a custos controlados, correspondendo a 18 moradias geminadas e seis isoladas”, especifica a autarquia, acrescentando que “o loteamento urbano integra dez moradias de tipologia T1, oito de tipologia T2 e seis de tipologia T3”.
O projeto contempla ainda lugares para estacionamento, criação de zonas de sombreamento e zonas verdes de utilização coletiva.
Com estas diferentes tipologias “pretende-se que a oferta habitacional seja diversificada e abrangente, em consonância com as necessidades concretas e a dimensão dos agregados familiares”, sublinha o município.
Para a empreitada, o município apresentou uma candidatura ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para financiamento do projeto através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo já obtido validação técnica.