
Dia do RI14 assinalado com conjunto de ações
O Regimento de Infantaria n.º 14 vai assinalar este mês o Dia da Unidade com um conjunto de atividades de carácter militar, religioso, cultural e desportivo e “com uma forte ligação e abertura à sociedade civil”.
As comemorações arrancam no dia 11 com um concerto no Teatro Viriato, a cargo da Orquestra Ligeira do Exército e uma artista local convidada. Entre os dias 14 e 17, haverá uma exposição de meios militares no Rossio, enquanto que no dia 16 se realiza a Corrida dos Viriatos, com caráter solidário, e a unidade militar abre as suas portas ao público. Para o dia 19 está prevista a celebração eucarística na Igreja dos Terceiros e no dia 25 será organizada uma dádiva de sangue para o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. A cerimónia militar terá lugar no dia 28 e será antecedida por uma alvorada festiva na cidade de Viseu e homenagem a Viriato. As comemorações encerram com a realização de um torneio de golfe no dia 5 de abril.
O Dia do RI14 está associado ao feito de armas ocorrido durante a 1.ª Grande Guerra, em Flandres, no dia 19 de março de 1918. Nessa data, uma companhia do regimento, comandada pelo capitão Vale de Andrade, assaltou as trincheiras alemãs, fazendo prisioneiros e capturando material.