
Câmara de Tondela adquire edifício por 400 mil euros no Caramulo
A Câmara Municipal de Tondela adquiriu o edifício do Animacorpus, localizado junto ao Hotel do Caramulo. A compra foi efetuada por cerca de 401 mil euros. A escritura foi realizada esta quarta-feira. O imóvel é constituído por várias frações, que são compostas, entre outros serviços, por ginásio, SPA, sala de eventos, discoteca e lojas comerciais.
A Animacorpus - Gestão de Spa'S e Health Club'S Unipessoal, Lda. tinha sido declarada insolvente em janeiro de 2017 por sentença do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa e no âmbito deste processo, o imóvel foi colocado à venda.
No final do ano de 2024, o Município de Tondela foi notificado para, querendo, exercer o direito de preferência na venda desse edifício.
Tendo em consideração o papel que o presente imóvel tem na persecução do desenvolvimento turístico, económico e social do Caramulo, a autarquia exerceu esse direito de preferência, tendo como princípio subjacente a salvaguarda do interesse público.
“Esta aquisição tem em linha de conta a preservação do objeto para o qual o Animacorpus foi criado. Com esta compra pretendemos garantir este objetivo, mantendo inalterada a função deste espaço, que é fundamental para a valorização e promoção do Caramulo”, explicou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges.
Por entender que devia dar uma nota pública desta aquisição, e por uma questão de transparência, a autarca deu previamente a conhecer em reunião pública, realizada na última terça-feira, todo o processo de compra, tendo o mesmo sido alvo de análise e discussão. A escritura e respetivo despacho de aquisição foram realizados posteriormente.
A compra do Animacorpus por parte do município salvaguarda os arrendamentos e explorações das várias frações do imóvel.