Última Hora
Canas Senhorim Carnaval
Advid Pub
Pub

António Vitorino "à beira" de tomar decisão sobre candidatura a Belém

Antigo ministro socialista afirmou que "quando for, soará, está para breve"

O ex-ministro socialista António Vitorino afirmou hoje estar "à beira" de tomar uma decisão sobre uma candidatura a Presidente da República.

"Não quero criar nenhum suspense à volta, eu estive a ponderar, estou à beira de tomar uma decisão", disse aos jornalistas o atual presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo e ex-ministro da Presidência e da Defesa no XIII Governo Constitucional chefiado por António Guterres.

Falando à margem da convenção "Pensar Portugal", organizado pela SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) jovem, que decorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o antigo ministro socialista afirmou que "quando for, soará, está para breve".

"Eu vim aqui falar sobre migrações em geral, não tem nada a ver com migrações para Belém", disse.

Perante a insistência dos jornalistas, António Vitorino pediu respeito pelo seu "processo de decisão" e disse não ter "nenhuma preocupação de criar instabilidade".

O nome de António Vitorino tem sido apontado por dirigentes socialistas como um possível candidato a Belém, mas até hoje ainda não deu qualquer sinal sobre a questão.

No início da sua intervenção num painel com o tema "Que futuro nas políticas migratórias?", o presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo referiu-se ao tema das eleições presidenciais, que serão em janeiro do próximo ano, e afirmou que "esta conferência suscitou muita expectativa", talvez "pelo desfile dos oradores", entre os quais candidatos anunciados, como Marques Mendes ou Mariana Leitão, e também nomes apontados como possíveis candidatos, como o almirante Gouveia e Melo.

"O que terá estado na base de um amigo meu ter-me dito 'mas tu vais a isso falar de migrações', um tema tão complexo, tão difícil, um tema tóxico? Vê lá se isso não te prejudica. Não sei em que é que ele estaria a pensar que me poderia prejudicar, mas verdadeiramente eu penso o contrário. Penso que se quisermos pensar Portugal sem tabus, há que pensar nas migrações, porque elas fazem parte do nosso futuro, quer gostemos, quer não gostemos", defendeu António Vitorino.

Fevereiro 25, 2025 . 16:08

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right