
Adrenalina, curvas e velocidade regressam a Santiago de Besteiros (com vídeo)
É sobre rodas e com grandes saltos que Santiago de Besteiros, no concelho de Tondela, recebe, em 2025, duas das principais provas da modalidade do Downhill. Para os menos cultos, o desporto de bicicleta de montanha consiste em descer, com a maior velocidade possível, um percurso com diversos obstáculos e irregularidades, características mais que presentes nas serras e montanhas do território.
Os trajetos de descida são altamente variados mas sempre bastante íngremes, e costumam exigir grande conhecimento e técnica do ciclista para passar ileso por pontes de terra e areia escorregadias, buracos, entre outros obstáculos. Na freguesia, os amantes deste desporto têm à sua disposição cerca de 1700 metros de pista, repleta de curvas para criar adrenalina.
Grande parte dos trilhos, que receberam a prova internacional da modalidade em 2024 e que acolhem mais duas competições este ano, foram elaborados em plena faixa de segurança contra incêndios florestais, criada para as situações mais críticas nos meses de verão e que permite a existência de um local “amplo e com caminhos que possibilitem a colocação dos meios e operacionais para combater e cortar as frentes de fogo”.
Quem o revela é Júlio Pacheco, presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, que reforça a importância desta prova para a região e para o país ao acolher “eventos internacionais que convocam entre 350 a 600 atletas de mais de 40 nacionalidades diferentes”.
O ano de 2025 assinala a estreia da prova europeia em Portugal, o que, para o autarca, é sinal de atração de “atletas, amantes do desporto e até meros visitantes, que vêm conhecer a nossa região e o nosso país pela primeira vez”.