
Concertos e workshops na segunda edição do ‘Mortágua Jazz Fest’
A segunda edição do "Mortágua Jazz Fest” está de volta com uma programação que inclui concertos e workshops. Este domingo, terá início o workshop "A Voz e o Jazz", orientado por Victor Martins, a decorrer das 11h00 às 13h00, no Centro de Animação Cultural, e com continuidade no dia 9 de março.
Victor Martins nasceu no Brasil e reside em Mortágua desde a juventude. Concluiu a Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada, contando com atuações em duo e em formatos mais alargados em diversos projetos musicais. Do programa constam temáticas como O Cantor no Jazz; Técnica vocal: canto ligeiro; Vocabulário jazzístico; Técnicas de interpretação: variação rítmica e melódica; Iniciação à improvisação.
Nos dias 7, 8 e 9 de março decorre o segundo workshop orientado por Mateus Saldanha, mais um jovem mortaguense que se tem destacado neste género musical. Neste segundo workshop serão abordados os temas Standards de Jazz; O Cancioneiro Americano; Estrutura Harmónica e Forma.
O primeiro concerto do Mortágua Jazz Fest realiza-se a 9 de março e conta com as atuações de MJF Combo e Comba Jazz. Segue-se no dia 15 as atuações de Colorless e da Big Band EPABI (Escola Profissional de Artes da Covilhã) e no dia 16 as atuações de Victor Martins Duo e The Plexus. Este último projeto reúne 7 músicos com várias influências, predominantemente jazzísticas, mas também com referências às músicas tradicionais portuguesa e galega. Alguns dos elementos já integraram projetos de artistas e bandas nacionais, como Ana Moura, Ana Bacalhau, Luísa Sobral, Miguel Araújo, Cool Hipnoise, Virgem Suta, Azeitonas, entre outros.